G1 Santos

Porto de Santos recebe navio gigante 3,5 vezes maior que o Maracanã

today1 de fevereiro de 2024 11

Fundo
share close

O Porto de Santos, o maior da América do Sul, vai receber um navio gigante que supera com sobra os 105 metros do campo do Maracanã, no Rio de Janeiro. O cargueiro MSC Natascha XIII, com bandeira da Libéria, na África, tem 366 metros de comprimento e 48 metros de largura. Se considerar os 317 metros do eixo maior do estádio carioca, ainda assim a embarcação leva vantagem.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o MSC Natascha XIII é o maior navio da história a atracar no complexo portuário santista. A embarcação vai aportar em um berço da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), que está localizada à margem direita do porto de Santos, às 13h desta quinta-feira (1) — a data de partida não foi divulgada, mas o destino será a Ásia.

O cargueiro carregado com contêineres foi construído em 2018 e tem capacidade para transportar 139,7 mil toneladas. São 14,4 mil caixas metálicas de 20 pés, cada uma tem 6 metros de comprimento, por 2,4 metros de largura e 2,6 de altura.



Outra curiosidade desse gigante é o número de tomadas. Ele tem 1.050 pontos de energia para atender aos contêineres refrigerados.

O presidente da APS, Anderson Pomini, ressaltou o trabalho que é realizado para que o porto possa receber um navio dessas dimensões. Ele citou, por exemplo, a dragagem de aprofundamento e manutenção do canal do cais santista — trajeto por onde a embarcação passa, o serviço garante uma folga entre a base do cargueiro, no caso, e o solo.

Dona da embarcação, a MSC ressaltou que a atracação do ‘Natasha XIII’ foi possível após muitos estudos. A empresa ressaltou que as análises começaram em 2016, com a APS, simulações da Praticagem e o suporte da Marinha do Brasil.

  • Cargueiro: MSC Natascha XIII
  • Ano de construção: 2018
  • Tamanho: 366 metros de comprimento por 48 de largura
  • Capacidade em contêineres: 14,4 mil contêineres de 20 pés (6m x 2,4m x 2,6m)
  • Capacidade em carga: 139,7 mil toneladas
  • Tomadas: 1.050 para contêineres refrigerados

Em novembro de 2022, o navio APL Yangshan, que tem 347,09 metros de comprimento e 45,27 metros de largura também passou pelo cais santista — Foto: Marine Traffic

A paralisação da travessia de balsas para manobras de embarcações de grande porte já ocorreram outras vezes no Porto de Santos. Em março de 2022, o navio mercante M/V APL Dublin, com 347,29 metros de comprimento e 45,28 metros de largura esteve no Porto de Santos.

Em novembro de 2022, o navio APL Yangshan, que tem 347,09 metros de comprimento e 45,27 metros de largura também passou pelo cais santista. A embarcação é de Singapura e seguiu para o Porto de Paranaguá.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-e-dopada-e-estuprada-por-12-homens-em-festa-de-pm’s:-‘fizeram-fila’

G1 Santos

Mulher é dopada e estuprada por 12 homens em festa de PM’s: ‘fizeram fila’

Uma mulher, de 33 anos, alega ter sido estuprada por 12 homens, sendo 11 deles policiais militares, durante uma festa em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ao g1, ela contou, nesta quinta-feira (1º), que o grupo fez uma 'fila' para praticar os abusos após ela ser 'dopada'. "Me senti usada", desabafou. Segundo a vítima, o estupro aconteceu durante uma festa em uma casa alugada por um grupo de policiais […]

today1 de fevereiro de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%