G1 Santos

Povo Guarani comemora o sagrado ano novo Arapyau a partir desta quinta-feira

today1 de setembro de 2022 12

Fundo
share close

Evento vai até o próximo domingo (4) na Aldeia Rio Silveira, em Bertioga, no litoral de São Paulo.

Ano novo Guarani é comemorado nas Terras Indígenas do Rio Silveira, em Bertioga, no litoral de São Paulo. — Foto: Prefeitura Municipal de Bertioga



A festa que representa o ano novo do povo Guaruani, o Arapyau, começa com as comemorações nesta quinta-feira (1º) na da aldeia Rio Silveira, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo o cacique, Adolfo Timóteo, o evento é sagrado e é uma forma de renovar a vida. A população também poderá aproveitar as festividades, que são abertas ao público.

O cacique Adolfo Timóteo contou ao g1 que o Arapyau se trata de uma tradição sagrada e milenar. Representa, segundo ele, um novo ciclo do ano, assim como uma nova estação.

“Antes da chegada da colonização europeia já existia essa tradição. É a renovação dos espíritos da alma, onde a natureza, os animais e os humanos se renovam”, disse.

Ele explica que é na primeira semana de setembro que os Guaranis purificam a mente e renovam as plantações e outras produções. “É um momento de consagração, então precisamos fazer essa comemoração”, ressaltou.

Ano novo Guarani é comemorado nas Terras Indígenas do Rio Silveira, em Bertioga, no litoral de São Paulo, a partir desta quinta-feira (1º). — Foto: Prefeitura Municipal de Bertioga

Comemorado em toda primeira semana do mês de setembro, as atividades seguem até o próximo domingo (4) na Aldeia Rio Silveira, entre Bertioga e São Sebastião. Segundo a Prefeitura de Bertioga, a celebração conta todos os dias com as mesmas atividades, que ocorrem entre as 9h e 17h.

A programação começa às 9h com um ritual de abertura, um batismo em agradecimento aos ancestrais indígenas. Os visitantes, em seguida, poderão assistir apresentações de canto e dança, arco e flecha, exposição e comprar artesanatos. A prática de pintura corporal e a mostra de alimentos Guaranis também estarão disponíveis.

Os participantes também poderão fazer uma caminhada pela trilha da aldeia até a cachoeira que fica nas terras indígenas. A última atividade é a reza do povo Guarani ao redor de uma fogueira para encerrar as atividades.

Segundo a prefeitura, a entrada é mediante a doação de alimentos ou com uma contribuição em dinheiro para os projetos da aldeia. Os visitantes devem entrar pela Avenida Guarani, 1000, no bairro Boraceia.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governo-estabelece-proibicao-de-igrejas-em-provincia-da-indonesia

Gospel Prime

Governo estabelece proibição de Igrejas em província da Indonesia

Recentemente, o Escritório de Regency do Ministério da Religião juntamente com o Governo de Regência de Bengkulu do Norte conduziram uma mediação sobre uma proibição de adoração da igreja na Vila Giri Kencana, que se tornou viral nas redes sociais. A princípio, a reunião foi conduzida pelo Chefe do Ministério da Religião da Regência, o Dr. H Ajamalus MH, e contou com a presença do pastor Aris Hondo e da […]

today1 de setembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%