G1 Santos

Praia Grande, SP, cria novas regras para empresas e motoristas por aplicativos

today19 de julho de 2023 1

Fundo
share close

Uma nova lei para regulamentação do transporte por aplicativos foi sancionada em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A legislação, que busca organizar a atividade na cidade, entrará em vigor a partir de novembro. Com isso, as empresas e condutores terão que seguir algumas regras.

De acordo com a administração, a iniciativa busca auxiliar o município a organizar e controlar a atuação da atividade pelos condutores da cidade, proporcionando maior segurança para os motoristas e passageiros. Aprovada pela Câmara Municipal no mês de junho, a Lei n° 2169 foi sancionada pela prefeita Raquel Chini no início de julho.

Segundo o decreto, as Provedoras de Redes de Compartilhamento (PRC) – empresas proprietárias dos aplicativos – serão exclusivamente credenciadas pela Secretaria Municipal de Transportes para atuação. As empresas deverão apresentar ao órgão a lista dos motoristas que atuarão no município.



O credenciamento terá validade de um ano e será renovado automaticamente, caso não haja manifestações contrárias por parte das provedoras, ou acerca da inconsistência de documentações enviada à Secretaria Municipal de Transportes.

As provedoras ainda devem solicitar à Secretaria Municipal de Transportes a concessão do Cadastro Municipal de Condutores de Aplicativo de Praia Grande (CONDUAPP-PG), que será utilizado pelos motoristas para confirmação da regularização da atividade.

Em caso de violação dos dispositivos, a Secretaria Municipal de Transportes poderá aplicar penalidades que partem de R$ 10.000, a partir da segunda infração cometida.

Já os motoristas por aplicativo deverão fixar uma cópia do CONDUAPP-PG no interior do veiculo, enquanto estiverem exercendo a atividade. Para os motoristas que atuarem sem identificação, será aplicada uma multa de R$ 290. Em caso de reincidência, o valor será dobrado e poderá haver perda da licença.

Além disso, para aderir ao CONDUAPP-PG, os condutores devem aderir e comprovar a contratação do Seguro de Acidentes Pessoais e Passageiros (APP) às empresas, garantindo maior segurança aos clientes.

Se os condutores e provedoras cometerem as mesmas infrações, por mais de três vezes, a inscrição para atuação no município será cancelada, podendo ser readquirida somente a partir de 180 dias.

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

medicos-recomendam-ir-a-igreja-em-meio-a-“epidemia-de-solidao”

Gospel Prime

Médicos recomendam ir à Igreja em meio a “epidemia de solidão”

O Cirurgião Geral dos Estados Unidos afirma que a solidão agora é uma ameaça à saúde pública tão grave quanto fumar e a obesidade. Para muitos americanos, a solidão pode se tornar um segredo doloroso, revelou o Dr. Vivek Murthy, Cirurgião Geral dos EUA, que também passou por essa experiência pessoalmente. “Este é um problema com o qual muitas pessoas lutam às escondidas porque se sentem envergonhadas. E isso também […]

today19 de julho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%