As sete praias de Santos, no litoral de São Paulo, estão impróprias para banho, segundo boletim semanal Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb ). Ao g1, neste sábado (10), a prefeitura informou que a a análise do órgão foi influenciada por vários fatores, como clima, maré, áreas não-esgotáveis ou fora da jurisdição municipal, ligações clandestinas ou errôneas.
De acordo com a Cetesb, a praia é considerada imprópria quando as amostras coletadas apresentam mais de 100 unidades formadoras de colônias (UFC) de enterococos [bactérias fecais] por 100 ml, o que acontece nas praias da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino [em dois trechos].
Em São Vicente, as praias de Milionários, Gonzaguinha e Prainha estão com bandeira vermelha. Em Guarujá, apenas a Praia do Perequê está imprópria para banho.
A Cetesb aponta que a água quando imprópria pode aumentar o risco de contaminação e doenças como: Hepatite A, cólera, febre tifoide, entre outras, sendo a mais comum a gastroenterite, que pode causar enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça, febre, infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
“O fato da praia estar imprópria não significa que todas as pessoas que se banharem no local irão contrair alguma dessas doenças. Isso depende das condições imunológicas de cada um e do tipo de exposição de cada um – se fica muito tempo na água, se mergulha a cabeça, se engole água”, explica a companhia.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)