G1 Mundo

Prefeito da cidade de Derna, a mais afetada nas enchentes da Líbia, é detido

today25 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Abdulmenam al-Ghaithi é acusado de má gestão e negligência na tragédia que matou mais de 11 mil pessoas.


Fotografia aérea mostra destroços da cidade de Derna, na Líbia, atingida por uma enchente causada pela passagem da tempestade Daniel — Foto: Muhammad J. Elalwany/AP



O prefeito da cidade de Derna, no leste da Líbia, Abdulmenam al-Ghaithi, foi detido sob suspeita de má gestão e negligência no colapso das barragens que inundaram a cidade há duas semanas, informou o gabinete do procurador-geral da Líbia nesta segunda-feira (25).

A cidade foi a maior afetada após a passagem da tempestade Daniel. 11, 3 mil pessoas morreram e outras 10 mil continuam desaparecidas.

O gabinete do procurador-geral, com sede na capital Trípoli, disse ter emitido ordens para deter oito autoridades locais.

Um contrato feito em 2007 para a reparação das barragens nunca foi cumprido.

Após a guerra civil em 2011, que tirou do poder o ditador Muammar Gaddafi, o local ficou sob tutela do governo do leste (entenda mais abaixo), mas totalmente dominado pelas operações de grupos combatentes, inclusive do Estado Islâmico, até 2019.

O Exército Nacional da Líbia detém o poder nas partes central e leste, onde fica a cidade de Derna. O governo da Unidade Nacional, reconhecido pela maior parte da comunidade internacional, controla a maioria das regiões no oeste do país, incluindo a capital, Trípoli.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

justica-da-libia-ordena-detencao-oito-funcionarios-do-governo-apos-inundacoes

G1 Mundo

Justiça da Líbia ordena detenção oito funcionários do governo após inundações

Estimativa é de que ao menos 11,3 mil pessoas morreram no país. Pessoas procuram sobreviventes em Derna, Líbia, quarta-feira, 13 de setembro de 2023. — Foto: Yousef Murad/Associated Press As oito pessoas, que ocupam ou ocuparam cargos de responsabilidade no departamento de recursos s hídricos ou na administração das barragens na Líbia, são suspeitas, entre outras acusações, de "má gestão e negligência", informa o gabinete do procurador em um comunicado. […]

today25 de setembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%