G1 Mundo

Prefeito de Buenos Aires se prepara para entrar na corrida presidencial da Argentina

today23 de fevereiro de 2023 13

Fundo
share close

O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, está prestes a anunciar sua candidatura à eleição presidencial argentina deste ano, disse um porta-voz do político conservador de oposição nesta quarta-feira, enquanto um campo fragmentado de candidatos começa a surgir.

Larreta, um economista de 57 anos que governa a cidade desde 2015, buscará representar a principal coalizão de oposição Juntos pela Mudança, onde deve enfrentar a concorrência interna da ex-ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich.

A Argentina, importante exportador de grãos e a terceira maior economia da América Latina, caminha para eleições decisivas em outubro, com a coalizão peronista governista de centro-esquerda lutando para evitar uma derrota conforme a inflação elevada afeta sua popularidade entre os eleitores.



Os conservadores esperam tirar o poder dos peronistas, a força política dominante no país há décadas, prometendo mais responsabilidade econômica e fiscal para domar a inflação e evitar novas crises de câmbio e dívida.

Argentina tem inflação mais alta em 32 anos

Argentina tem inflação mais alta em 32 anos

“É a confirmação de sua candidatura”, disse o porta-voz de Larreta à Reuters, referindo-se a um anúncio agendado nas redes sociais ainda nesta quarta-feira, acrescentando que na quinta-feira sairá um vídeo confirmando Larreta como pré-candidato.

De acordo com a lei local, as eleições primárias serão realizadas em agosto, enquanto a eleição geral deve ocorrer no final de outubro, embora a data exata ainda não tenha sido estabelecida pela Câmara Eleitoral do país.

A corrida interna da coalizão conservadora provavelmente verá Larreta enfrentar Bullrich, que há muito sinalizou que será candidata, assim como a ex-governadora da província de Buenos Aires, María Eugenia Vidal, e a política Elisa Carrió.

O presidente argentino, Alberto Fernández, disse que quer tentar a reeleição, e a ex-presidente e atual vice-presidente, Cristina Kirchner, descartou no final do ano passado ser candidata, embora possa causar uma surpresa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-quem-pertence-o-dinheiro-dos-talibas-bloqueado-nos-eua-apos-a-tomada-de-cabul?

G1 Mundo

A quem pertence o dinheiro dos talibãs bloqueado nos EUA após a tomada de Cabul?

"Esses ativos pertencem ao Afeganistão. Não deve haver desculpa para congelá-los ou não devolvê-los ao povo afegão", disse à AFP Bilal Karimi, vice-porta-voz do Talibã, na quarta-feira. "Eles devem ser devolvidos sem quaisquer condições", acrescentou. Logo após a tomada de Cabul pelo Talibã, em agosto de 2021, e a derrubada do governo afegão, os Estados Unidos haviam apreendido US$ 3,5 bilhões em ativos. Em fevereiro de 2022, o presidente Joe […]

today23 de fevereiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%