Investimento da Administração Municipal visa potencializar a capacidade de criação de estudantes e professores, além de integrar a programação especial de aniversário da Cidade
Às vésperas do aniversário de Guarujá, celebrado nesta sexta-feira (30), o prefeito de Guarujá entregou, oficialmente, 90 impressoras 3D para a rede municipal de ensino. O ato se trata do lançamento do projeto ‘Escola do Futuro XYZ’, em que estudantes, professores e autoridades locais também marcaram presença. A novidade envolverá mais de 7.800 alunos do 6º ao 9º ano.
Os novos equipamentos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) que, inicialmente, os destina ao Ensino Fundamental II. A iniciativa está inserida nas propostas atuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É um investimento que estimulará a capacidade dos estudantes e professores em criar e transformar objetos, baseado na “cultura maker”.
O chefe do Executivo comemorou o lançamento com orgulho. “Indescritível a alegria de trazer a Escola do Futuro para a Ilha de Santo Amaro. Na minha época, essa ainda era uma realidade distante. Espero que toda a comunidade escolar aproveite as ferramentas, sem esquecer de fazer bom uso, para que muitas outras gerações sejam alcançadas.”
A estudante do 5º ano Nicole Branco, da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, no bairro Santa Rosa, também teve a oportunidade de conhecer o novo equipamento. “Não vejo a hora de passar de série para participar do projeto. Acabei de desenhar uma estrela pelo computador e estou aguardando ficar pronta. Quando puder fazer novas criações, minha primeira impressão em 3D, com certeza, será a personagem da minha série favorita”, compartilhou.
Suporte técnico e operacional
Durante o desenvolvimento do projeto, a empresa responsável pelo sistema fornece todo suporte técnico e operacional. Além da instalação e manutenção das impressoras, também capacita os educadores para sua utilização.
Para o secretário municipal de Educação, que também é professor e estudou na rede pública, o projeto abrirá um universo de possibilidades. “Os nossos jovens e colaboradores estão tendo a oportunidade de explorar ainda mais as ferramentas dessa era tecnológica. Queremos prepará-los para as profissões do futuro e estamos confiantes de que essa iniciativa transformará muitas vidas”, reforçou.
Capacitação já começou
A capacitação dos professores (formação docente) começou no início desta semana, presencialmente. Nessa primeira fase, estão sendo alcançados 33 profissionais, entre professores e orientadores pedagógicos das 11 escolas que receberam as impressoras 3D. O treinamento completo possui 32 horas e também conta com a participação de técnicos da Seduc. Posteriormente, todos serão multiplicadores do aprendizado em suas unidades de ensino
Kit especial
Cada impressora conta com um kit composto por mesa digitalizadora, 450 rolos de filamentos plásticos biodegradáveis e livros de apoio específico para professores e alunos. O material didático tem orientações personalizadas para os 6º, 7°, 8° e 9° anos.
Publicar comentários (0)