Tocando:

Rádio 97Web

Prefeito visita projeto de surfe adaptado na Praia das Astúrias

Escrito por em 17 de junho de 2021

Surf Special é uma das iniciativas contempladas através do Promifae, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sel)

Rafael Moutinho Souza Rodrigues, 20 anos, tem paralisia cerebral tetraespástica. Há três anos ele participa do Projeto Surf Special (Surfe Especial), de surfe adaptado que ministra aulas da modalidade a pessoas com necessidades especiais. A ação acontece no Canto das Galhetas, na Praia das Astúrias, em Guarujá.

“O Rafael melhorou na parte motora, de coordenação e também de socialização”, conta a mãe Izabel Moutinho Souza Rodrigues. Ela lembra que por amar esportes, o filho sempre se imaginou no surfe. “Ele se vê como um atleta e, por isso, chegam até chamá-lo de Rafael Medina”, em homenagem ao surfista campeão mundial, Gabriel Medina.

O prefeito de Guarujá, esteve visitando o projeto nesta quarta-feira (16). “Superação é a palavra-chave dessa iniciativa tão bacana que fomenta a solidariedade. Parabéns pelo trabalho de todos, em especial dos voluntários. Espero que o Surf Special se torne ainda maior”.

A fundadora e coordenadora do projeto é Iara Assis Stella. Educadora física e guarda-vidas, ela é surfista há 15 anos, sendo 10 deles dedicados às competições. Ela agradeceu a presença do prefeito e destacou que o surfe adaptado também é uma ferramenta de transformação de uma sociedade. “Hoje sabemos o que queremos e é esse legado que queremos deixar: do surfe como acessibilidade, do surfe como saúde”. 

O Surf Special é um dos 23 beneficiados pela Prefeitura de Guarujá, por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae). O secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, explica que o programa prevê a captação de recursos privados para o financiamento de iniciativas esportivas na Cidade. “O Promifae tem nos auxiliado e muito, na realização de diversos projetos que promovam a prática esportiva, além da inclusão e demais valores”.

Sobre o Projeto – O Surf Special (Surfe Especial) realiza, gratuitamente, atividades e aulas de surfe adaptado para pessoas com deficiência física, múltipla, visual, auditiva ou intelectual. Começou a funcionar em Guarujá em 2019, e chega a atender mais de 300 pessoas por semestre. Dispõe de pranchas adaptadas e comuns, além de outros equipamentos, para garantir o conforto e a segurança da prática do esporte, de acordo com o tipo de necessidade do aluno.

Atualmente atende pessoas com síndrome de down, autismo, deficiência visual, paralisia cerebral, tetraplegia e aneurisma cerebral, entre outros diagnósticos. O Surf Special tem ainda, aproximadamente, 10 instrutores, todos voluntários.

Os praticantes são divididos em grupos, cujas aulas acontecem sempre às quartas-feiras, em três horários: 8 às 9 horas; 9 às 10 horas; e das 10 às 11 horas. Para participar, o interessado deve apresentar laudo médico para a prática de esportes na água.

Serviço – O Surf Special é realizado pelo Instituto Ohana Hui, em parceria com a Escola de Surfe Neno Matos e com o patrocínio da empresa Blue Med, e neste ano subsidiado pela City – Transporte Urbano, concessionária do transporte público municipal na Cidade. Informações: (13) 99637-7564.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *