Tocando:

Rádio 97Web

Prefeitura de Guarujá ergue dique próximo ao Rio Santo Amaro

Escrito por em 18 de outubro de 2021

Trabalhos fazem parte das obras de macrodrenagem do rio que está em andamento. Intervenções envolvem construção de canais, piscinões e obras de infraestrutura urbana

Uma vultosa intervenção está em andamento no bairro Santo Antônio, em Guarujá. Trata-se das obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro, que visa reduzir alagamentos e enchentes com a construção de piscinões, canais e infraestrutura urbana. Os trabalhos avançaram para a construção de um dique, próximo ao segundo reservatório, que ficará nas proximidades do Conjunto Habitacional Wilson Sório.

A primeira etapa dos serviços começou com a construção do canal da Avenida Francisco Arnaldo Gimenez, para melhorar o escoamento de águas pluviais da área. Em seguida, um trecho do canal da Avenida das Magnólias foi ampliado. Entre as duas avenidas, foi construído, ainda, um canal de interligação, que direcionará o excesso de água para o piscinão.

De acordo com os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), ainda faltam executar os serviços de guias, sarjetas e pavimentação, que deverão ser realizados em uma próxima fase.

Atualmente, está em andamento a construção do dique (barragem de terra). Segundo o projeto, por cima dessa estrutura, será permitida a circulação de veículos, sendo importante para mobilidade urbana do bairro.

14 mil pessoas beneficiadas

Dados da Secretaria de Planejamento apontam que as obras vão beneficiar 13.665 pessoas que vivem naquela região. O Santo Antônio é um dos bairros mais populosos de Guarujá. A área do bairro totaliza 1,24 km², sendo que 92% estão ocupados.

A Bacia Hidrográfica do Rio Santo Amaro possui 32% de áreas de inundação. Segundo a Sabesp, 35% da malha viária do bairro não é dotada de rede de esgoto e cerca de 5% não tem rede de água.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.