Tocando:

Rádio 97Web

Prefeitura de Guarujá realiza Campanha contra o Trabalho Infantil

Escrito por em 7 de junho de 2021

Ação que começou nesta segunda-feira (07),  visa sensibilizar sobre as consequências do trabalho infantil, bem como a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar e estudar

Em alusão ao ‘Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil’, que será celebrado no próximo dia 12, a Prefeitura de Guarujá vai realizar uma campanha informativa contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes. A ação tem início nesta segunda-feira (7) e segue até sexta-feira (11).  

A iniciativa é organizada pelo Grupo Gestor de Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) de Guarujá, em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Saúde (Sesau) e Educação (Seduc).

O intuito é sensibilizar e motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar e estudar. Além de orientar os munícipes sobre a necessidade de denunciar quando identificar casos de trabalho infantil.

Durante a campanha, a Sedeas irá disponibilizar cartazes no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e nas quatro unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), localizados nos bairros: Enseada, Santa Rosa, Morrinhos e Vicente de Carvalho, além da distribuição de folders explicativos. O mesmo trabalho informativo será executado pela Sesau nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Já a Seduc irá realizar um concurso de desenhos com o tema “Combate ao Trabalho Infantil”, com alunos do Ensino Fundamental ll (8º e 9º ano), na rede municipal.

No encerramento da campanha, o Grupo Gestor AEPETI irá divulgar os três melhores desenhos. A cerimônia acontece na Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). Os ganhadores serão premiados com medalhas e um kit de livros.

 Trabalho Infantil

Atividades que por sua natureza, ou pelas condições em que se realizam, colocam em perigo o bem-estar físico, mental ou moral da criança e do adolescente, os privando da sua infância, seu potencial e sua dignidade são considerados como trabalho infantil.

Para a coordenadora do Grupo AEPETI, Sandra Teresa Sant’Anna, esse ano a campanha tem um impacto maior. “Devido à pandemia da covid-19, muitas famílias tiveram uma diminuição drástica em sua renda. Com isso, alguns jovens foram obrigados a trabalhar para ajudar nas despesas de casa”, explicou.

Sandra ressalta ainda que, o intuito da ação é mostrar para a população os prejuízos causados pelo trabalho infantil no desenvolvimento físico e psicológico das crianças e adolescentes.

Grupo Gestor AEPETI

O Grupo Gestor de Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil, foi instituído no Município conforme o decreto 13.149/2019, que estabelece planejar, articular, mobilizar e monitorar a execução das ações intersetoriais de enfrentamento do trabalho infantil, em conjunto com políticas setoriais e da sociedade civil.

O órgão atua em consonância com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), sendo estas, instâncias responsáveis pela verificação das ações estratégicas realizadas pelo grupo.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *