Tocando:

Rádio 97Web

Prefeitura de Itanhaém multa Sabesp em mais de R$ 1,2 milhão por vazamentos de esgoto nas praias

Escrito por em 25 de novembro de 2021

Administração municipal afirmou que autuação foi realizada após vazamentos de esgoto nas praias do município entre novembro de 2020 a julho de 2021.

Multa foi aplicada por danos ambientais ocasionados por vazamentos de esgoto nas praias de Itanhaém, no litoral de São Paulo. — Foto: Prefeitura de Itanhaém/Divulgação

A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, aplicou uma multa de R$ 1.275.000,00 contra a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) por danos ambientais causados por vazamentos de esgoto nas praias do município.

A administração municipal informou que o transbordamento de esgoto ocorreu nos trechos das praias do Cibratel, São Fernando e Gaivota, entre o período de novembro de 2020 e julho de 2021. Eles foram constatados através de relatórios de vistoria da equipe de fiscalização do Meio Ambiente e laudos técnicos da equipe técnica ambiental, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

A Secretaria, além da aplicação da multa, oficiou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) para providências cabíveis de suas competências.

A prefeitura afirmou que a aplicação da multa foi fundamentada na Lei Municipal nº 3576/2009, na Instrução técnica 30/2019 da Cetesb e no Decreto Federal 6514/2008.

O g1 entrou em contato com a Sabesp, Cetesb e Arsesp, mas não obteve retorno sobre o assunto até a publicação desta reportagem.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.