G1 Santos

Prefeitura de Santos, SP, anuncia auxílio emergencial para famílias vítimas de incêndio em comunidade

today5 de setembro de 2023 10

Fundo
share close

O incêndio começou por volta das 22h20 de segunda-feira (4) e só foi controlado quatro horas depois pelo Corpo de Bombeiros, que mobilizou 15 viaturas para a ocorrência na Zona Noroeste de Santos. As famílias desabrigadas estão em casas de parentes e no abrigo montado no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste.

De acordo com o chefe do Executivo, as equipes da prefeitura fizeram um balanço da tragédia durante a reunião e planejaram as ações futuras na cidade. A principal delas é o decreto emergencial que formalizará dois auxílios.

“O primeiro auxílio é no valor de R$ 1,2 mil, onde as pessoas vão poder adquirir os bens perdidos [como eletrodomésticos] e o segundo auxílio no valor de R$ 600, conforme lei, onde ajuda no aluguel”, ressaltou Santos, em entrevista ao g1.



Incêndio de grandes proporções destruiu moradias na Zona Noroeste de Santos, SP

Incêndio de grandes proporções destruiu moradias na Zona Noroeste de Santos, SP

Para receber o benefício, os moradores precisam estar cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo a titular da pasta, Audrey Kleys, 260 famílias realizaram os cadastros até o momento.

Os moradores receberão os auxílios em 15 dias. Durante este período, a prefeitura realizará um cruzamento entre os cadastros e as imagens aéreas de drones do Centro de Controle Operacional (CCO), que possui mapeamento da região e aponta 175 famílias no trecho afetado pelo incêndio.

“Há uma discrepância no número de famílias [175 e 260], mas será verificado com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a própria Cohab [Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo] para que a gente possa efetivar o auxílio para aqueles que foram realmente afetados com o incêndio”, disse Santos.

O prefeito garantiu ainda que os moradores que tiveram as casas danificadas durante as ações de combate ao fogo também receberão o apoio necessário da administração municipal.

Casas foram destruídas durante incêndio na comunidade São José, em Santos (SP) — Foto: Nina Barbosa/TV Tribuna

Segundo Rogério Santos, as famílias que vivem em palafitas já estão inscritas em programas habitacionais e, recentemente, 1120 unidades foram entregues no Conjunto Habitacional Tancredo Neves III, construído com recursos dos governos federal, estadual e municipal.

Além disso, outras 1014 unidades estão em construção com o governo estadual para atender moradores de palafitas. Santos disse que esteve em contato com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que se prontificou a agendar uma reunião com o secretário de Habitação para acelerar as obras.

O prefeito ainda ressaltou que na última semana apresentou o projeto ‘Parque Palafitas’ no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. De acordo com Santos, o governador aprovou a ideia de executar o projeto, que apesar de não ser na área atingida pelo incêndio, deve contemplar a população que mora em palafitas.

“Parque palafitas é a ocupação dessas áreas de mangue, mas justamente com palafitas estruturadas, casas pré-fabricadas, energia solar e saneamento básico”, finalizou, dizendo que a prefeitura possui soluções a curto, médio e longo prazo para o déficit habitacional.

Abrigo emergencial foi organizado no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste de Santos (SP) — Foto: Marcela Pierotti/TV Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-na-praia-apos-apedrejar-caixas-eletronicos-de-agencia-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem é preso na praia após apedrejar caixas eletrônicos de agência no litoral de SP

PMs relataram que o homem apresentou 'alegações desconexas' e aparentava 'instabilidade emocional'. A polícia investiga outros possíveis ataques cometidos pelo infrator em agosto. Oito caixas eletrônicos foram depredados em Bertioga, SP — Foto: Reprodução Oito caixas eletrônicos foram depredados em Bertioga, no litoral de São Paulo. De acordo com a Boletim de Ocorrência obtido pelo g1, nesta terça-feira (5), um homem de 34 anos entra na Agência do Bradesco no […]

today5 de setembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%