G1 Santos

Prefeitura de Santos, SP, divulga lista de atividades culturais e esportivas disponíveis nos postos da orla; confira

today15 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

De acordo com a historiadora Karime Mousalli, os ‘postos de salvação’ foram criados pelo Governo do Estado de São Paulo em 1924, sendo instalados em um período de 4 anos. Segundo a Lei Ordinária 2.052, as bases devem ficar sob administração e imediata fiscalização da Delegacia de Polícia Marítima de Santos.

O Posto 1, na Avenida Presidente Wilson, próximo ao Novo Quebra-Mar, no bairro José Menino, é o único dos sete postos que não oferece um serviço direto para os moradores, servindo como apoio para o Corpo de Bombeiros na orla.

Confira os serviços oferecidos em cada posto:



Posto 2 – Escola Radical de Surfe

A primeira escola pública de surfe do Brasil forma atletas nas categorias masculina e feminina. As aulas são coordenadas pelo professor Cisco Aranã e contam com aproximadamente 400 inscritos, de todas as idades, com o uso de equipamentos específicos para o público acima de 50 anos.

Em atividade há 32 anos, a escola treina os alunos na Praia da Pompeia.

  • Local: Avenida Presidente Wilson, próximo à Rua Olavo Bilac, Pompeia
  • Telefone: (13) 3251-9838

Confira as atividades de cultura e esporte disponíveis nos Postos da Orla de Santos, SP — Foto: Prefeitura de Santos

Posto 3 – Escola de Surfe Adaptado

O objetivo da escola, conforme divulgado pela prefeitura, é propiciar a inclusão e o bem-estar de pessoas com deficiência, seja física ou mental, por meio do esporte.

A escola utiliza pranchas adaptadas e, por motivos de segurança, os treinos começam dentro do posto, antes dos alunos encararem as ondas.

Segundo o terapeuta ocupacional da instituição, Antônio Vasconcelos, são usadas captações de imagens dos alunos durante as aulas, tanto para que os professores percebam a evolução de cada atleta, como também para que os surfistas, em contato com os vídeos, melhorem a própria sensação de segurança, aumentando assim a autoestima.

Atualmente o Posto 3 atende mais de 170 alunos, com deficiência permanente ou temporária.

  • Local: Avenida Presidente Wilson, próximo à Rua Marcílio Dias, Gonzaga
  • Telefone: (13) 3235-8081
  • WhatsApp: (13) 98852-4352 – somente à tarde

Segundo a prefeitura, este espaço conta com 41 lugares, incluindo os com acessibilidade, e prioriza filmes não comerciais, recheando a programação com títulos de festivais nacionais e internacionais.

O ingresso custa R$ 3,00, com meia-entrada de R$ 1,50 para estudantes, maiores de 60 anos e também professores da rede estadual de ensino. A bilheteria é aberta às 15h.

  • Local: Avenida Vicente de Carvalho, próximo à Avenida Washington Luiz (Canal 3), Gonzaga
  • Sessões: 16h, 18h30 e 21h
  • Telefone: (13) 3288-4009

Confira as atividades de cultura e esporte disponíveis nos Postos da Orla de Santos, SP — Foto: Prefeitura de Santos

Posto 5 – Gibiteca Marcel Rodrigues Paes

A Gibiteca Municipal oferece mais de 40 mil títulos no acervo, entre fanzines, mangás, obras infantis, títulos de autores independentes e revistas que fizeram história, como ‘MAD’ e ‘Chiclete com Banana’.

O espaço climatizado realiza exposições, lançamentos, debates, bate-papos e sessões em grupo de RPG durante o ano todo. Segundo a curadora da iniciativa, Narayana Mamede, no penúltimo sábado de cada mês são realizados workshops com artista para interação com o público.

Todo o acervo só pode ser lido no local, porém, é permitido uma troca de exemplares. Os interessados em doar gibis podem levar os materiais até o local ou então agendar a retirada em casa pelo telefone. O conteúdo repetido é encaminhado para escolas e entidades.

  • Local: Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo à Avenida Siqueira Campos, Aparecida
  • Horários: de segunda a sábado, das 9h às 19h; domingos, das 9h às 13h
  • Telefone: (13) 3288-1300

Confira as atividades de cultura e esporte disponíveis nos Postos da Orla de Santos, SP — Foto: Prefeitura de Santos

Posto 6 – Biblioteca Mário Faria

A Biblioteca Municipal conta com mais de 25 mil títulos. Inaugurado em 1993, o espaço foi totalmente revitalizado pela prefeitura em agosto deste ano.

De acordo com o município, ao fazer um rápido cadastro, apresentando documento e comprovante de residência, o interessado pode levar para casa uma obra pelo prazo de 14 dias para a leitura. Caso não tenha concluído a tarefa, a renovação do prazo pode ser feita por telefone.

Entre o acervo, há títulos em múltiplas línguas e uma farta coleção de obras para o público infanto-juvenil, além de dicionários e enciclopédias. A biblioteca também recebe exposição de quadros, sendo a atual idealizada por alunos da Vila Criativa.

Segundo a bibliotecária Sueli Lopes, a maior parte da procura é por romances, autoajuda e ficção, com uma média de empréstimos que varia entre 20 e 30 títulos por dia.

Os interessados em doar livros podem levá-los até o local ou agendar a retirada em casa pelo telefone.

  • Local: Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo à Rua Alexandre Martins, Aparecida
  • Horários: de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 9h às 13h
  • Telefone: (13) 3231-8713

Posto 7 – Escola de Esportes Náuticos

Oferece cursos gratuitos de caiaque, canoa havaiana e stand up paddle para pessoas acima de 12 anos. As aulas reúnem mais de 260 alunos. Segundo a prefeitura, saber nadar é um dos pré-requisitos.

As aulas de caiaque e stand up são realizadas de terça a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 14h às 16h. As inscrições podem ser realizadas no segundo dia útil de cada mês, caso haja desistência ou negligência por parte de algum aluno. A matrícula é automaticamente cancelada após três faltas não justificadas.

Já as aulas de canoa havaiana acontecem de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30. O candidato receberá uma autorização com a lista de documentos necessários para a inscrição. Ambos os cursos são por tempo indeterminado.

  • Local: Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo à Avenida Cel. Joaquim Montenegro (Canal 6), Ponta da Praia.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

porco-espinho-e-capturado-‘escondido’-em-loja-de-bebidas-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Porco-espinho é capturado ‘escondido’ em loja de bebidas no litoral de SP; VÍDEO

Caso aconteceu em Guarujá (SP). Animal foi solto pela Guarda Civil Ambiental Municipal em uma área de mata no Morro do Sorocotuba. Porco-espinho é capturado 'escondido' em loja de bebidas no litoral de SP Um porco-espinho, da espécie 'Coendou spinosus', foi capturado após se 'esconder' embaixo de uma pia em um estabelecimento que vende bebidas, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 junto à prefeitura, neste […]

today15 de outubro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%