Prefeitura de Guarujá

Prefeitura e Base Aérea renovam parceria do Programa Forças no Esporte

today22 de julho de 2022 16

Fundo
share close

Termo foi assinado pelo prefeito de Guarujá, comandante da Base Aérea e os secretários municipais de Esporte e Lazer e de Educação

A Prefeitura de Guarujá e a Força Aérea Brasileira (FAB) renovaram, na última quinta-feira (21), a parceria do Programa Forças no Esporte (Profesp) até o dia 12 de dezembro. O termo foi assinado nas dependências da Base Aérea de Santos (Bast) pelo prefeito da Cidade, o comandante da Bast, tenente coronel Dayve Moraes Piva e os secretários municipais de Esporte e Lazer José e de Educação.

O Profesp disponibiliza aulas de vela, remo e canoagem para 100 estudantes da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social. Ele é desenvolvido na BAST, que fica na Avenida Castelo Branco, s/n, Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho.

Além disso, trabalha na formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, com atividades em contraturno escolar como: recreações livres e dirigidas, aulas de canoagem, remo e vela, reforço na aprendizagem intelectual, cívico e social, por meio de palestras.

As atividades do Profesp tiveram início no mês de março e se estendem até o final do ano letivo. Um dos principais objetivos do Programa é o de promover o desenvolvimento integral de adolescentes de famílias de baixa renda, residentes em Vicente de Carvalho.



De acordo com o prefeito da Cidade, a parceria tem sido importante na formação desses jovens estudantes. “Desde 2018 somos parceiros deste conceituado programa que, além das noções esportivas, educacional e de cidadania, ajuda na formação do caráter desses alunos”, enfatiza.

Segundo o coronel Dayve, este é um programa fundamental para a formação cidadã. “O Profesp promove a integração da família, pois além do projeto náutico, ele desenvolve também os sentidos de cooperação, solidariedade e responsabilidade, além de contribuir para a melhoria das capacidades físicas, habilidades motoras e a melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde) e, com isso a diminuição da exposição aos riscos sociais”, argumenta.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, o programa se tornou uma grande ferramenta de inclusão. “O esporte, aliado à educação, são molas propulsoras para o desenvolvimento do ser humano”, acrescenta.

Conforme o secretário de Educação da Cidade “a iniciativa é muito importante em parceria com a Base Aérea. É uma oportunidade para que as nossas crianças, através de um convívio diferenciado, tenham contato com as modalidades esportivas durante o contraturno escolar”.

Profesp

O Programa Forças no Esporte é uma realização do Ministério da Defesa, através da Força Aérea Brasileira. Em Guarujá é conduzido pelo Comando Militar da Base Aérea de Santos, por meio da Aeronáutica e Marinha do Brasil.

No Programa, além das aulas práticas nas três modalidades: vela, remo e canoagem, os estudantes contemplados possuem atividades complementares, aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática, palestras, orientações em saúde e meio ambiente.

A ação tem ainda atividades teóricas (marinharia, ripeam, estratégias, técnicas e táticas), e outras práticas (montagem, manutenção, assepsia, mobilização, prática em meio líquido e desmobilização), pedagógicas (leitura de livros, redação, interpretação de textos) e culturais (visitas a pontos históricos, exposições, competições e feiras).

Desde 2018, Guarujá conta com o Programa, que já formou centenas de estudantes da Cidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

agente-impede-arremesso-de-droga-para-dentro-de-presidio-em-sao-vicente

G1 Santos

Agente impede arremesso de droga para dentro de presídio em São Vicente

Um servidor da Penitenciária 2 em São Vicente, no litoral de São Paulo, impediu um arremesso de droga e eletrônicos para dentro da unidade na madrugada de quinta-feira (21). Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, por volta da 1h50 um agente penitenciário fazia inspeção de rotina nas proximidades da ala de progressão, quando avistou um indivíduo jogando os objetos para dentro da unidade. Ao perceber o flagrante, a pessoa correu, […]

today22 de julho de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%