Prefeitura de Guarujá

Prefeitura entrega medalha Tereza de Benguela na próxima terça-feira

today24 de julho de 2023 2

share close

Programação é alusiva ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha

Em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Guarujá entrega a medalha que leva o nome da histórica líder quilombola para 13 mulheres no próximo dia 1º de agosto. A cerimônia acontece às 19 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, junto com a Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom), por meio da Assessoria de Políticas Públicas Para Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos.

Serão 13 mulheres homenageadas. Todas elas contribuíram na luta pela garantia dos direitos sociais no Município. As contempladas serão: Zelinda Maria Tomazzia, Denise Martins de Oliveira, Roberta Timoteo do Amaral Costa, Maria Ines Silva Pereira, Ana Flavia Lacerda Costa Souza da Silva, Nilza Moreira Rodrigues, Jocenita Silva dos Santos, Benedita Batista da Silva, Neide Nascimento Chagas, Cintia Ramos de Souza, Claudia Assis, Elisabete de Jesus e Carina Mendonça Santos.

A programação conta ainda com um show da Escola de Samba Mocidade Amazonense, que irá encerrar a cerimônia.



Tereza de Benguela

O nome escolhido para a medalha é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder que coordenou o Quilombo do Piolho, considerado o maior do Mato Grosso. O Quilombo do Piolho resistiu às ações de bandeirantes de 1730 a 1795, quando o espaço foi atacado e destruído, a mando da capitania regional.

O espaço de resistência abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros e indígenas. Todos conviviam juntos sob a coordenação da Rainha Tereza, como ficou conhecida em alguns registros históricos. O dia 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei 12.987/2018, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Santos

Mulher é atingida por pedaço de concreto durante travessia de catraia no litoral de SP

Segundo apurado pelo g1, a placa tinha cerca de 40 centímetros e pesava em torno de 10 kg. Um amigo da vítima, Chrystian do Nascimento Araújo, conversou com a reportagem nesta segunda-feira (24). Ele contou que, neste domingo (23), os dois estavam voltando de uma prova de um concurso público em Santos e pegaram a catraia, em direção a Vicente de Carvalho, em Guarujá. Por volta das 18h36, o transporte parou embaixo de um 'túnel'. "Nós estávamos aguardando, na saída […]

today24 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%