Prefeitura de Guarujá

Prefeitura fará novo mapeamento para atualização cadastral de imóveis

today22 de junho de 2022 11

Fundo
share close

Trabalho permitirá a construção de uma nova base cartográfica municipal, ou seja, um mapa atual da Cidade, já que a base utilizada até o momento é de 2012

A Prefeitura de Guarujá vai iniciar, nos próximos dias, um levantamento aerofotogramétrico – uma produção de imagens aéreas de todo o território da Cidade, com precisão métrica. O trabalho permitirá a construção de uma nova base cartográfica municipal, ou seja, um mapa atual da Cidade, uma vez que a base utilizada até o momento é de 2012.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a ação é necessária tendo em vista que, ao longo dos anos, os dados básicos que embasam toda a ação do planejamento territorial se desatualizaram e já não refletem a realidade urbana que se configura no Município.

Além disso, a evolução tecnológica hoje disponibiliza muitos instrumentos de trabalho, que exigem insumos de informação com perfil e formatação que não podem ser viabilizados por meio do rol de dados existentes.

A partir de sobrevoos em toda a área municipal a Prefeitura realizará medições exatas para coleta e atualização cadastral de dados imobiliários e territoriais. Além do sobrevoo, a iniciativa inclui o Mapeamento Móvel Terrestre 360º (streetview) – um método moderno e tecnológico para aquisição de fotos locais de ambientes urbanos, de forma a ampliar a imersão no mapa digital urbano.



A metodologia de aquisição dessas fotos ocorre sobre um automóvel, com tomadas que variam entre três e cinco metros e garantem o registro fotográfico georreferenciado detalhado de ambientes urbanos e rurais mapeados.

A visualização de terrenos e imóveis com imagens em terceira dimensão vai propiciar o aproveitamento prático para trabalhos que são realizados por várias secretarias municipais, tais como Habitação, Meio Ambiente, Planejamento, Obras, Serviços Urbanos e Finanças, entre outros setores, mostrando organização, além de planejamento urbano e viário.

A Prefeitura também está enviando cartas aos loteamentos fechados, notificando sobre os serviços de atualização cadastral e total acesso dos técnicos da Prefeitura aos imóveis.

O trabalho, que vai demandar 12 meses para ser concluído, também vai reunir mais elementos para o Plano Diretor de Guarujá – marco legal que dispõe sobre a política de desenvolvimento urbano sustentável da Cidade, que se encontra em fase de revisão.

Depois de concluído, o levantamento aerofotogramétrico será um instrumento importante para um cadastro de imóveis atualizado, com informações precisas, possibilitando ver a Cidade como um todo e assim melhor planejar as ações do governo para a definição de políticas públicas e, conseqüente, tomadas de decisões.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-ministro-da-educacao,-milton-ribeiro,-e-preso-pela-pf

Gospel Prime

Ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, é preso pela PF

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, alvo de investigações por corrupção na liberação de verbas do ministério, foi preso nesta quarta-feira (22) pela Polícia Federal, em apuração sobre suposto esquema de tráfico de influência envolvendo pastores. A Polícia Federal cumpriu ordens judiciais emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal, após declínio de competência à primeira instância, em investigação que corre sob sigilo. De acordo com […]

today22 de junho de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%