Prefeitura de Guarujá

Prefeitura forma 36 funcionários em curso básico de Libras

today8 de julho de 2022 8

Fundo
share close

Graduação aconteceu na última terça-feira (5), na Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt, e visa melhorar o atendimento ao cidadão deficiente auditivo nas repartições públicas

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) formou 36 funcionários das secretarias municipais, em um curso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento aconteceu no último dia 5, na Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt (Jardim Boa Esperança), que é polo de alunos surdos e deficientes auditivos na rede municipal de ensino.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Prefeitura, “a formação tem o intuito de melhor atender o cidadão surdo e deficiente auditivo dentro dos órgãos públicos. Por isso, a formação teve participação de funcionários de todas as secretarias”. Ao todo, a capacitação teve duração de um ano, com carga horária de 120 horas.

A capacitação foi ministrada pela instrutora de Libras da Seduc, que utilizou como base, exemplos de conversação e interpretação e tradução de músicas, filmes e vídeos para facilitar no aprendizado.

“A língua de sinais é a segunda língua oficializada no Brasil e não inclui só gestos mas, também, parâmetros e estruturas. Agora com esse conhecimento, os setores da Prefeitura estarão aptos a entender as necessidades da população surda e deficiente auditiva promover uma verdadeira inclusão”, disse a instrutora.



Uma das formandas, a professora da rede municipal Bianca Gomes, disse que aproveitou os ensinamentos e que irá aplicá-los em sala de aula. “Recentemente percebi a necessidade de conhecer essa forma de comunicação e, depois das dinâmicas em sala, tenho mais confiança em falar com meus alunos com essa deficiência”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mae-de-bebe-prematuro-extremo-que-passou-7-meses-na-uti-luta-por-tratamento-em-sp:-‘ele-e-meu-milagre’

G1 Santos

Mãe de bebê prematuro extremo que passou 7 meses na UTI luta por tratamento em SP: ‘ele é meu milagre’

Foram sete meses de tristeza e angústia, até o bebê Miguel Lorenzo Fernandes de Jesus, que nasceu prematuro extremo [pouco mais de 6 meses], receber alta do hospital em Guarujá, no litoral de São Paulo. Apesar da primeira boa notícia, a luta dele e da família continua. Ao g1, a recepcionista e mãe do menino, Luna Leatriz Aparecida Fernandes Muniz, de 22 anos, disse que ele requer cuidados especiais e […]

today8 de julho de 2022 135

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%