Prefeitura de Guarujá

Prefeitura orienta comerciantes sobre a nova resolução para vagas prioritárias

today16 de setembro de 2022 20

Fundo
share close

Estabelecimentos devem destinar 5% das vagas existentes para idosos e 2% para pessoas

com deficiência com comprometimento de mobilidade

A Prefeitura de Guarujá reuniu na manhã desta quinta-feira (15), comerciantes da Cidade para orientar sobre a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito – Contran (Nº 965/2022), que dispõe sobre as regras para vagas prioritárias de idosos e pessoas com deficiência. O encontro foi promovido pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público.

Participaram da iniciativa representantes de supermercados, drogarias e demais estabelecimentos comerciais, além do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM).

“A nossa intenção não é ser somente o fiscalizador, mas oferecer condições para que os comerciantes se adequem, sanando suas dúvidas e apoiando em suas necessidades. Quando fazemos valer o direito da pessoa com deficiência ou idosa estamos colaborando para uma cidade melhor”, afirmou a secretária adjunta da Sedecon.



Os estabelecimentos devem destinar 5% das vagas existentes para idosos e 2% para pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade. Tanto a sinalização vertical, quanto a horizontal seguem as normas de tamanho e cor conforme a resolução do Contran (Nº965/2022).

As vagas especiais em estacionamentos particulares são determinadas pela Lei Federal de Inclusão, que desde 2015 obriga os comerciantes a seguirem regras específicas de sinalização de vagas exclusivas. Considerada infração gravíssima para quem desrespeitar o uso especial, a multa ao infrator é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH.

Credencial

Porém não basta ser idoso (mais de 60 anos) ou possuir deficiência com comprometimento de mobilidade para usar as vagas reservadas. Os motoristas nessas condições precisam portar a credencial que autoriza o uso das vagas, válidos tanto na rua quanto em estacionamentos privados. A credencial é emitida gratuitamente pela Superintendência de Trânsito

Para o representante da Drogaria São Paulo, Joelson Diniz, a palestra foi bem esclarecedora. “As orientações foram importantes e deixaram claras as informações sobre a sinalização prioritária. Não tem como o motorista fugir da responsabilidade e por outro lado os estabelecimentos já sabem como proceder dentro da lei”, afirmou Diniz.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trio-invade-e-rouba-a-loja-das-casas-bahia-em-guaruja,-sp

G1 Santos

Trio invade e rouba a loja das Casas Bahia em Guarujá, SP

Segundo a Polícia Militar, os suspeitos fugiram em direção à comunidade da Prainha, em Vicente de Carvalho. Após fuga de criminosos em roubo em Guarujá, viaturas são acionadas para comunidade Três pessoas invadiram e roubaram a loja das Casas Bahia em Vicente de Carvalho, em Guarujá, no litoral de São Paulo, na tarde de quinta-feira (15). Após o crime, eles seguiram para a comunidade Prainha. No local, os policiais militares […]

today16 de setembro de 2022 37

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%