Iniciativa leva de forma lúdica aos estudantes, a importância de um trânsito mais consciente e seguro
Desenhos, músicas e esculturas são algumas das atividades vencedoras do 8º Prêmio Cidadão do Trânsito realizado pela Prefeitura de Guarujá, na noite da última segunda-feira (18), no Teatro Municipal Procópio Ferreira. A ação, que teve como foco a conscientização por trânsito mais seguro e consciente, envolveu alunos do Ensino Infantil, Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, 60 estudantes foram premiados, juntamente com seus professores.
O Prêmio Cidadão do Trânsito integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) e a Secretaria de Educação.
Participaram da cerimônia o secretário de Educação; secretário adjunto de Defesa e Convivência Social; superintendente de Trânsito e Transporte Público; superintendente da gestão de ensino, e o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Sertãozinho (SP), Fabiano Trigo.
“Agradecemos a parceria com a Secretaria de Educação não só neste projeto, como também no projeto de prevenção às drogas e violência nas escolas. É fundamental essa formação cidadã desde pequenos, pois eles são nossos futuros condutores”, afirmou o secretário adjunto de Defesa e Convivência Social.
Já para o secretário de Educação a uma iniciativa é fundamental. “O trânsito vai muito além da fiscalização, precisamos investir também em prevenção e esse projeto tem feito isso com excelência”, afirmou.
Ao longo dos meses, os alunos desenvolveram atividades lúdicas voltadas à educação de trânsito, entre elas esculturas, desenhos, poesias e músicas, entre outras ações. Durante a premiação, os alunos receberam troféus e as professoras também foram homenageadas com medalhas.
Premiação
A Escola Municipal Maria de Lourdes Gonçalves de Oliveira uniu a educação de trânsito com a sustentabilidade, como explica a professora, Cláudia Fidalgo. “Desenvolvemos a temática do trânsito com materiais de sucata e o lixo foi transformado em alguns meios de transporte. O nosso aluno premiado fez um caminhão de lixo”, contou a docente, que acompanhou juntamente com a família, o pequeno Gabriel Santiago, de 5 anos.
Quem também não escondeu a alegria em receber o prêmio foi o aluno Arthur Calebe Silveira, 4º ano D, da Escola Giusfredo Santini. Com um olhar sensível à inclusão, ele fez o desenho de um cadeirante com o título “Respeito à Prioridade”.
“Minha mãe sempre fala, quando você tem a oportunidade de ajudar, ajude. Então percebi que ninguém tinha feito um desenho voltado à inclusão e decidi desenhar um cadeirante atravessando a rua”, explicou Arthur.
Publicar comentários (0)