G1 Mundo

Presidente da Argentina anuncia medidas para conter violência em Rosario, onde mercado de família de Messi foi alvo de tiros

today7 de março de 2023 15

Fundo
share close

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta terça-feira (7) uma série de medidas para combater o crime organizado em Rosário, em resposta a crescente onda de violência que atinge a região nos últimos dias.

Bando ameaça Messi após atirar em mercado da família de Antonela



Bando ameaça Messi após atirar em mercado da família de Antonela

Em outro caso no domingo (5), uma criança morreu após atiradores atacarem uma festa de aniversário, no que investigadores acreditam ser uma disputa por território entre os traficantes. Esse tiroteio gerou uma grande revolta popular. (Leia mais sobre essa história abaixo)

Vamos acabar com a violência criminosa dos delinquentes e dos mercadores da morte. Nenhuma organização criminosa ou rede mafiosa pode derrotar a força de um povo unido em defesa de sua terra e de sua vida em comunidade”, disse Fernández.

  • Reforço de segurança de 1.400 agentes federais
  • Urbanização da comunidade com ajuda de engenheiros do exército
  • Criação de uma central de fiscalização financeira, para tentar impedir ou dificultar a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas
  • Instalação de 600 câmeras com capacidade de reconhecimento facial na região

“Rosário é muito mais do que os problemas que está passando hoje e sabemos que sairá vitoriosa”, disse Fernández.

Vizinhos e parentes de Máximo Jerez, um menino de 11 anos morto em um tiroteio, destroem casas de traficantes em Rosário, Argentina, em 6 de março de 2023 — Foto: Rodrigo Abd/AP

Na segunda-feira (6), a polícia prendeu um homem suspeito de matar um menino em meio a uma onda de indignação com a crescente violência na cidade argentina de Rosário.

Máximo Jerez, de 11 anos, foi morto na manhã de domingo (5) quando um atirador atacou uma festa de aniversário. Outras três crianças, incluindo uma criança de dois anos, ficaram feridas.

Horas depois do enterro de Máximo na segunda-feira (6), pessoas no bairro de Rosário, no norte do país, onde o suposto agressor morava, invadiram a casa do suspeito.

A imprensa local mostrou imagens ao vivo de pessoas acendendo fogueiras e atirando pedras na casa do suspeito, que em um ponto apareceu com uma arma na mão e pareceu atirar.

A polícia prendeu o homem e depois teve que impedir que as pessoas o atacassem. Assim que o suspeito foi transferido, vizinhos destruíram sua casa e roubaram seus pertences.

Policiais protegem suspeito de matar criança de 11 anos da fúria de vizinhos que queriam linchá-lo em Rosário, na Argentina, em 6 de março de 2023 — Foto: Rodrigo Abd/AP

Antonia Jerez, tia da criança falecida, disse à mídia local que os vizinhos estavam fartos e não queriam que um incidente como a morte de Máximo se repetisse.

As pessoas destruíram pelo menos três casas na área que, segundo eles, eram usadas por traficantes de drogas.

O evento foi uma nova reviravolta dramática para uma cidade onde os assassinatos relacionados às drogas alcançaram um nível incomum de violência na Argentina.

Adrian Spelta, o promotor encarregado da investigação, disse à mídia local que o tiroteio na festa de aniversário estava relacionado a uma briga por território entre gangues rivais.

Um homem joga um coquetel molotov na casa de um homem que eles acusam de vender drogas em Rosário, Argentina, em 6 de março de 2023 — Foto: Rodrigo Abd/AP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-painel-de-11-kg-despenca-de-teto-de-metro-em-boston-e-quase-acerta-passageira

G1 Mundo

VÍDEO: Painel de 11 kg despenca de teto de metrô em Boston e quase acerta passageira

Administradora do metrô da cidade, nos Estados Unidos, alegou que excesso de água sobre o painel causou a queda. A mulher não ficou ferida. Pedaço do teto de metrô de Boston cai e quase atinge passageira Por milésimos de segundo, uma estudante universitária de Boston, nos Estados Unidos, não foi atingida por um painel de 11 kg que despencou do teto em uma estação de metrô na cidade. A estudante […]

today7 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%