G1 Mundo

Presidente da Bolívia nega envolvimento em tentativa de golpe de Estado

today30 de junho de 2024 7

Fundo
share close

O general acabou preso após a tentativa de golpe, que aconteceu em La Paz na tarde de quarta-feira (26). Pouco antes de ser detido, ele afirmou a jornalistas que Arce tinha conhecimento do plano e que tudo seria feito para aumentar a popularidade do presidente.

Já nesta quinta, Arce afirmou que não foi informado sobre as intenções de Zúñiga e que o ex-comandante agiu por conta.

“Ele me disse que não seguiria minhas instruções para retirar as tropas. Ele estava violando ordens que lhe dei como comandante-geral das Forças Armadas. Isso não pode ser um planejamento de autogolpe”, afirmou.



Zúñiga foi destituído do cargo de comandante-geral do Exército um dia antes da tentativa de golpe. O general foi afastado após afirmar que prenderia o ex-presidente Evo Morales caso ele fosse eleito nas eleições de 2025.

Além de Zúñiga, Juan Arnez Salvador, ex-comandante da Marinha, também foi detido.

A Procuradoria-Geral da Bolívia abriu uma investigação para apurar a tentativa de golpe. Além de Zúñiga e Salvador, outros militares envolvidos estão sendo investigados.

Governo da Bolívia nega suspeita de que simulou golpe militar

Governo da Bolívia nega suspeita de que simulou golpe militar

Na tarde de quarta-feira, membros das Forças Armadas invadiram um palácio do governo em La Paz, liderados por Zúñiga. Unidades do Exército também foram vistas agrupadas em ruas e praças da capital boliviana.

O presidente Luiz Arce pediu para que a democracia fosse respeitada e afirmou que “mobilizações irregulares” estavam acontecendo.

A tentativa de golpe foi feita em um contexto social de dificuldades econômicas e de protestos por parte da população boliviana.

Além disso, existe uma disputa entre o presidente Arce e Evo Morales. Os dois já foram aliados no passado, mas romperam após Morales anunciar que vai se candidatar às eleições de 2025. Ainda assim, ambos fazem parte do mesmo movimento político.

Zúñiga já criticou Morales várias vezes. No entanto, a afirmação de que ele prenderia Morales caso o ex-presidente fosse novamente eleito foi o estopim para que ele perdesse o cargo de comandante-geral do Exército.

A tentativa de golpe não recebeu apoio nem mesmo de opositores do governo Arce. Lideranças internacionais também criticaram o movimento, incluindo o presidente Lula.

Enquanto isso, Arce anunciou novos chefes do Exército, da Marinha e da Força Aérea e afirmou que militares que estivessem apoiando o golpe estavam “manchando o uniforme”.

O novo chefe do Exército, José Wilson Sánchez, ordenou que todos os militares mobilizados retornassem às próprias unidades.

Pouco tempo depois, veículos blindados do Exército saíram das ruas, e a polícia montou bloqueios em frente ao palácio do governo.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-diz-torcer-por-biden-nas-eleicoes-dos-eua:-‘se-trump-ganhar,-a-gente-nao-sabe-o-que-ele-vai-fazer’

G1 Mundo

Lula diz torcer por Biden nas eleições dos EUA: ‘Se Trump ganhar, a gente não sabe o que ele vai fazer’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (27) que, como democrata, torce pela reeleição do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nas eleições de novembro deste ano. Segundo o petista, o atual chefe da Casa Branca é um caminho mais seguro e, se Donald Trump voltar ao poder, "a gente não sabe o que ele pode fazer". "Eu sou simpático ao Biden, acho que o […]

today30 de junho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%