G1 Mundo

Presidente da Federação Espanhola de Futebol descarta demissão e diz que beijo foi ‘mútuo e consentido’, mas governo prepara suspensão

today26 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

“Não vou deixar meu cargo. Foi um beijo espontâneo, mútuo e muito consentido”, declarou. “O desejo que eu tinha de dar esse beijo era o mesmo que eu teria de dá-lo na minha filha”.

Mas o governo da Espanha não gostou da resistência e disse que iniciará, ainda nesta sexta-feira, os trâmites para suspender Rubiales – a Federação Espanhola de Futebol é subordinada ao Ministério dos Esportes. O vice-presidente da federação pediu demissão em protesto à atitude de Rubiales (leia mais abaixo).

Rubiales alegou também que, no momento, perguntou a Hermoso: “um selinho?”. Ainda segundo o dirigente, a jogadora respondeu: “ok”.



Em declaração nesta sexta-feira, a jogadora também desmentiu essa versão. Em um comunicado, ela disse que não tolera “quem invente palavras que eu não disse”.

Luis Rubiales deu um beijo na boca de Hermoso no domingo (20) durante a entrega de medalhas na final da Copa do Mundo feminina, na Austrália, da qual a Espanha foi campeã. O gesto gerou fortes críticas e repercussões negativas. O primeiro-ministro espanhol condenou a atitude, que duas de suas ministras chamaram de violência sexual.

Durante discurso na assembleia extraordinária do Conselho Superior de Esportes convocada exclusivamente para debater o caso, Rubiales disse ainda que lutará “nas vias judiciais para limpar meu nome”.

Disse ainda ser vítima de um “assassinato social” por conta de um “falso feminismo”.

O discurso do dirigente, na abertura da assembleia do Conselho de Esportes da Espanha, também gerou fortes repercussões.

  • A vice-primeira-ministra da Espanha, Yolanda Díaz, condenou a resistência de Rubiales a deixar o cargo e disse que o governo vai buscar providências. Díaz pediu a demissão de Rubiales.
  • A jogadora da seleção espanhola Alexia Putellas se declarou após o discurso: “Isso é inaceitável. Não dá mais. Estou contigo, Jenni Hermoso”.
  • O ex-jogador e ex-capitão da seleção espanhola Iker Casillas também criticou o discurso. “Vergonha alheia🤦‍”, postou Casillas, que também ficou conhecido mundialmente por dar um beijo ao vivo em sua então namorada, a repórter Sara Carbonero, quando ela o entrevistava após a final da Copa do Mundo de 2010, na qual a Espanha foi campeã. Na ocasião, Casillas também chegou a ser receber críticas pelo beijo que, mesmo em sua namorada, ocorreu de forma não consentida e no momento em que ela trabalhava.

  • O vice-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Rafael del Amo, pediu demissão logo após o discurso de Rubiales em protesto contra a postura do presidente. “O que ele fez foi inaceitável”, disse, em entrevista à RTVE, a TV pública espanhola.
  • Quem também criticou a postura de Rubiales foi Javier Tebas, o presidente da La Liga – entidade privada que organiza o principal campeonato de futebol espanhol. Ele chamou o comportamento de Rubiales de “misógino e desprezível”.

“É impossível atribuir o seu comportamento misógino e desprezível a qualquer conspiração absurda quando o dano à reputação de todo o futebol espanhol já é inevitável”, disse Tebas.

Logo depois, Rubiales saiu em defesa do brasileiro, desqualificou as falas do presidente da La Liga, afirmou que ele apenas dirige uma entidade privada e não pode falar pelo futebol espanhol.

Jogadores também começaram a expressar indignação com a postura de Rubiales. Após o discurso desta manhã, o jogador Borja Iglesias anunciou que deixará a seleção espanhola de futebol masculino até o dirigente deixe o cargo.

“Estou triste e decepcionado. Como jogador e como pessoa, não me sinto representado pelo que ocorreu hoje na Cidade do Futebol (onde Rubiales discursou). (…) Tomei a decisão de não voltar à seleção até que as coisas mudem e essas atitudes não fiquem impunes”, escreveu.

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, beijou a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo femina, em Sydney, na Austrália — Foto: Hannah Mckay/Reuters e Reprodução

Hermoso já havia pronunciado sobre o beijo na quarta-feira (23) pela primeira vez desde que o caso se tornou polêmico. Através de um sindicato a que pertence, Hermoso disse que condena o ato e vai exigir “medidas exemplares”.

Foi a primeira vez que Hermoso falou desde que voltou à Espanha, na segunda-feira (21). Havia bastante dúvida sobre sua posição.

Em um primeiro momento, ela reclamou da atitude durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais logo após a partida, no vestiário. “Eu não gostei, viu?”, disse, ao ser questionada por colegas sobre o beijo.

Mais tarde, no entanto, a Federação Espanhola de Futebol divulgou uma nova declaração de Hermoso, na qual ela disse também que o gesto foi “um ato de carinho entre amigos”. Mas a própria jogadora não postou a declaração em suas redes e nem voltou a se pronunciar sobre o caso, o que gerou especulações de que ela foi pressionada pela federação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-jogadores-do-santos-fc-visitam-primeira-escola-com-nome-de-pele-no-mundo

G1 Santos

Ex-jogadores do Santos FC visitam primeira escola com nome de Pelé no mundo

Seis ex-jogadores do Santos Futebol Clube que atuaram ao lado de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, visitaram nesta sexta-feira (25) a Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, trata-se da primeira escola no mundo a homenagear o Atleta do Século no nome. "Mais emocionante do que marcar um gol nos acréscimos de uma final de campeonato", disse […]

today25 de agosto de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%