G1 Mundo

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sobe rampa do Palácio do Planalto para reunião com Lula

today29 de maio de 2023 10

Fundo
share close

A agenda oficial prevê uma primeira reunião restrita entre Lula e Maduro. Na sequência, o encontro será ampliado para outros integrantes da comitiva venezuelana e do governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro, acompanhados das primeiras-damas, no Palácio do Planalto — Foto: TV Globo/Reprodução



Os dois mandatários ainda assinarão atos conjuntos e, na sequência, seguem para almoço no Palácio do Itamaraty.

Assim que assumiu a presidência, o presidente Lula retomou relações diplomáticas com a Venezuela e enviou, em 18 de janeiro, uma representação oficial brasileira para atuar na embaixada em Caracas.

Oposicionistas ao governo Lula criticam essa posição de aproximação do Brasil com o governo venezuelano. Argumentam que a Venezuela é uma ditadura e que Maduro enfraqueceu as instituições democráticas do país.

Nicolás Maduro chega ao Brasil

Nicolás Maduro chega ao Brasil

Mesmo com a retomada da relação no governo Lula, houve constrangimento por parte do governo brasileiro na vinda de Maduro para a posse de Lula. A partir do impasse, o venezuelano cancelou a viagem ao Brasil e enviou como representante Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional – o Parlamento venezuelano – e irmão da vice-presidente Delcy Rodríguez.

O encontro acontece às vésperas de uma cúpula que deve reunir pelo menos 11 dos 13 chefes de Estado da América do Sul no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta terça (30).

Até esta segunda, apenas presidentes do Peru, Dina Boluarte, e da Guiana Francesa, Emmanuel Macron (presidente da França), não tinham indicado presença no evento. Os governos devem enviar representantes oficiais.

As relações do Brasil com Nicarágua, Venezuela e Arábia Saudita

As relações do Brasil com Nicarágua, Venezuela e Arábia Saudita




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cras-realizam-atividades-na-semana-do-brincar

Prefeitura de Guarujá

Cras realizam atividades na Semana do Brincar

Share Tweet Os Centros de Referência de Assistência Social de Guarujá promoveram a Semana do Brincar para crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A ação, que aconteceu na última semana, teve como objetivo valorizar o direito à brincadeira e reforçar a importância do desenvolvimento infantil por meio do lúdico. Related Topics:#guarujácapasedeasSEMANADOBRINCARVICENTEDECARVALHO Don't MissGuarujá tem nova edição do Projeto Caec em Ação neste sábado You […]

today29 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%