G1 Mundo

Presidente do conselho eleitoral da Venezuela renuncia; país tem eleições em 2024

today15 de junho de 2023 13

Fundo
share close

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Pedro Calzadilla, afirmou nesta quinta-feira (15) que ele e outros sete membros do órgão renunciaram. O país tem eleições presidenciais marcadas para 2024.

A oposição do país há muito tempo diz que o conselho é tendencioso a favor do partido governista do presidente Nicolás Maduro. A maioria dos 15 membros do conselho, incluindo Calzadilla e os outros sete que renunciaram, é aliada do governo, e dois são aliados da oposição.

“Colocamos nossos cargos à disposição da Assembleia Nacional para que designe imediatamente um Conselho Nacional Eleitoral”, disse Calzadilla, durante pronunciamento na sede do órgão, sem permitir perguntas.



A medida ocorre duas semanas depois que a comissão de oposição encarregada de organizar as primárias de outubro para escolher um rival de Maduro na disputa presidencial disse que solicitaria assistência técnica do Conselho Nacional Eleitoral.

“Esperamos que este não seja um esquema para tentar gerar impacto nas primárias e, consequentemente, nas eleições gerais”, disse Dinorah Figuera, chefe da legislatura paralela de oposição. Ela disse que a oposição está exigindo que o processo seja protegido.

Lula critica sanções internacionais impostas ao regime ditatorial da Venezuela

Lula critica sanções internacionais impostas ao regime ditatorial da Venezuela

Observadores da União Europeia

Uma missão de observação da União Europeia disse após as eleições regionais de 2021 no país que as condições eleitorais melhoraram em comparação com as três eleições anteriores.

Mas o relatório disse que persistem deficiências estruturais nos recursos estatais para campanha e acesso desigual à mídia, o que favorece o partido no poder.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criancas-resgatadas-na-selva-colombiana-estao-melhores-de-saude

G1 Mundo

Crianças resgatadas na selva colombiana estão melhores de saúde

As quatro crianças indígenas resgatadas após 40 dias sobrevivendo na selva colombiana apresentam uma evolução favorável em seu estado de saúde, embora sigam em alto risco por possíveis doenças infecciosas, informou, nesta quinta-feira (15), o hospital onde elas estão se recuperando. "As crianças permanecem na área de pediatria e a evolução de todas é favorável", afirma-se em um boletim do Hospital Militar Central de Bogotá. Lesly (13 anos), Soleiny (9), […]

today15 de junho de 2023 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%