G1 Mundo

Presidente do México diz que Castillo tinha intenção de pedir asilo

today8 de dezembro de 2022 19

Fundo
share close

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira (8) que o ex-presidente do Peru Pedro Castillo ligou para ele na quarta-feira para dizer que iria à embaixada mexicana na capital do Peru, Lima, para pedir asilo.

Castillo nunca chegou à embaixada, no entanto, afirmou López Obrador. Os parlamentares do Peru derrubaram Castillo do poder na quarta-feira, logo depois que ele tentou dissolver o Congresso, e o ex-presidente foi detido e acusado de crimes de rebelião e conspiração por violar a ordem constitucional.

“Ele me disse que estava a caminho da embaixada, mas com certeza já haviam grampeado seu telefone”, declarou López Obrador em entrevista coletiva, acrescentando que pediu ao ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, que abrisse as portas da embaixada para ele.



Manifestantes protestaram contra Castillo na quarta-feira no Peru — Foto: REUTERS

O que aconteceu com Castillo

Castillo foi deposto pelo Congresso do Peru e depois preso pelo Ministério Público após tentar dissolver o Legislativo do país, convocar novas eleições e decretar estado de exceção para poder governar com medidas presidenciais.

Castillo fez isso porque respondia ao terceiro processo de impeachment em um ano e meio de poder. Ele declarou o estado de emergência e impôs um toque de recolher em todo o país horas antes do julgamento do impeachment. Mesmo com o anúncio da dissolução do Congresso, os deputados decidiram votar o impeachment.

Uma fonte judicial disse à Reuters que Castillo está detido em uma prisão em Lima onde outro ex-presidente, Alberto Fujimori, também está detido.

Pouco depois de Castillo ser deposto, López Obrador, defendeu, em um tuíte, que a estabilidade democrática beneficiasse os peruanos, ao mesmo tempo em que criticou o tratamento dado a Castillo pelas “elites políticas e econômicas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fisiculturista-conhecido-como-‘rei-do-figado’-por-fazer-dieta-de-carne-crua-se-desculpa-apos-ser-‘desmascarado’

G1 Mundo

Fisiculturista conhecido como ‘rei do fígado’ por fazer dieta de carne crua se desculpa após ser ‘desmascarado’

Americano publicou vídeo pedindo desculpas e afirmando que faz uso de esteroides anabolizantes. Fisiculturista conhecido como 'Rei do fígado' — Foto: Reprodução Instagram/liverking Conhecido como "rei do fígado", o fisiculturista americano Brian Johnson foi "desmascarado". Ele, que ficou famoso compartilhando nas redes sociais uma dieta que dizia ser a base de cérebros de boi, testículos de touro e fígados de animais crus, admitiu tomar esteroides anabolizantes em um vídeo de […]

today8 de dezembro de 2022 54

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%