G1 Mundo

Presidente do Peru diz que irá propor lei para adiantar eleições para 2023 caso projeto não passe pelo Congresso

today30 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

A presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou neste domingo (29) que, se o Congresso do país não aprovar a mudança das próximas eleições para 2023, seu governo irá propor uma nova lei para adiantar as eleições para outubro deste ano.

Ela também afirmou que, caso o adiantamento das eleições não seja aprovado, o Executivo irá propor uma lei que obrigue o próximo Congresso eleito a supervisionar uma reforma completa da Constituição.

O país vive um momento de instabilidade desde que o antigo presidente, Pedro Castillo, tentou realizar um autogolpe e foi substituído por Boluarte no fim de 2022. Desde então, protestos tomaram conta do país e quase 60 pessoas já morreram.



Os protestos, que começaram no interior do país, mudaram-se na semana passada para Lima , onde um grupo de mais de mil manifestantes marchou pela primeira vez ao longo da principal avenida que liga a parte norte da capital com o centro histórico.

  • Saída de Dina Boluarte da presidência;
  • Renúncia dos membros do Congresso;
  • Convocação de uma assembleia constituinte;
  • Antecipação das eleições;
  • Justiça para os que morreram durante os protestos.

Alguns manifestantes exigem também a libertação e a reintegração de Castillo como presidente.

Na sexta-feira (27), um projeto de lei que buscava antecipar as eleições gerais para o final de 2023 não foi aprovado pelo plenário do Congresso: 45 parlamentares votaram a favor, 65 contra, 2 se abstiveram.

Os parlamentares apresentaram pouco antes do encerramento do plenário parlamentar uma reconsideração da votação que rejeitou o projeto de antecipação das eleições.

A presidência do Peru lamentou que o Congresso não tenha definido uma data para o avanço das eleições gerais, conforme solicitado por milhares de peruanos, entre outras demandas durante os protestos incessantes.

“O Peru não está mais interessado no que o Congresso faz. O Congresso não é necessário para o povo peruano. Vamos continuar na marcha, a polícia tem que se cansar, a gente vê o cansaço deles, a gente vai entrar lá”, disse Juan Cruz, um manifestante usando um capacete laranja.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘ovelha-mais-feia-do-reino-unido’-e-encontrada-morta-apos-19-dias-desaparecida

G1 Mundo

‘Ovelha mais feia do Reino Unido’ é encontrada morta após 19 dias desaparecida

Os proprietários da ovelha Scuzzy, chamada nas redes sociais como a "ovelha mais feia do Reino Unido" estão de luto após ela ter sido encontrada morta no último dia 25. Scuzzy, de apenas nove meses, foi vista pela última vez em 6 de janeiro. Nascida com feições deformadas, Scuzzy estava aos cuidados de Michelle Pouton, de 60 anos, desde o seu nascimento, como um animal de estimação da fazenda. Scuzzy […]

today30 de janeiro de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%