G1 Santos

Prevenções primárias e secundárias podem ajudar a prevenção do câncer

today20 de dezembro de 2022 18

Fundo
share close

A alimentação balanceada exercícios físicos, não fumar, evitar álcool em excesso são prevenções primárias para o câncer. Já a realização de exames de rotina, mamografia e colonoscopia após os 40 anos, Papanicolau e vacinas do HPV em meninas e meninos dos 9 aos 14 anos são as secundárias.

“As novas tecnologias, como tomografias, ressonâncias e cirurgias robóticas auxiliam muito na prevenção da doença, detectando-a em estágios iniciais”, afirma a Dra. Sueli Monterroso da Cruz. (CRM: 54552 SP – RQE 75284).

Dra Sueli Monterroso afirma que as tecnologias de ponta são grandes aliados para o diagnóstico precoce — Foto: Divulgação/SPB



Com a pandemia da Covid-19, como muitos exames foram adiados, houve um atraso importante no diagnóstico, causando uma demanda reprimida e casos com diagnósticos avançados. “A rede HEBE Camargo, responsável pelo atendimento oncológico do estado de São Paulo e o CROSS, que responde pelo município foi estruturado para se ter um número mais correto possível de pacientes oncológicos e distribuir por toda rede disponível nos municípios, para que esse prejuízo seja amenizado”, explica a rádio-oncologista e psiquiatra Herbeni Cardoso Gomes. (CRM: 48100 SP – RQE 48596).

Dra Herbeni Cardoso Gomes afirma que em casos de dores constantes, feridas e inflamações é importante procurar um médico para exames e biópsias — Foto: Divulgação/SPB

O câncer infantil e o tratamento adequado

Ao contrário dos adultos, quando a patologia atinge crianças e adolescentes afeta as células dos tecidos de sustentação do corpo e o sistema sanguíneo. “É importante estar atentos aos sintomas que se misturam muito ao de outras doenças e ferimentos típicos da idade, vale ressaltar que a chance de cura do câncer infantil é de quase 80%”, enfatiza a oncologista Herbeni.

O tratamento engloba cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “É preciso sempre levar em conta a dificuldade da criança entender o que está acontecendo, falar a verdade, entender e apoiar as suas necessidades é de extrema importância, gosto muito de usar livros e vídeos como ferramentas para isso”, acrescenta a médica.

Por isso o projeto de humanização da Beneficência Portuguesa de Santos é essencial, pois o hospital prepara a equipe para usar peças diferentes como histórias infantis, para que as crianças consigam lidar com a doença.

A humanização do hospital é de extrema importância no tratamento de diversas doenças, principalmente na ala oncológica — Foto: Divulgação/SPB

A equipe multidisciplinar é formada por oncologistas clínicos, radioterapeuta, enfermagem especializada, psicólogo, nutricionista e grupo administrativo de atendimento humanizado.

“O preparo da instituição com tecnologia de ponta e preparação da equipe é o que o torna referência em tratamentos oncológicos na Baixada Santista, com um serviço de radioterapia trabalhando das 5h à 1h em todas as madrugadas”, finaliza Dra. Sueli.

Os planos de expansão do hospital para o próximo ano são atendimentos ambulatoriais em outros municípios.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

hospital-conta-com-cardapio-diferenciado-para-ajudar-na-recuperacao-de-pacientes

G1 Santos

Hospital conta com cardápio diferenciado para ajudar na recuperação de pacientes

A Beneficência Portuguesa de Santos é um dos hospitais que valoriza a presença de médicos nutrólogos na equipe, que é lei federal, mas muitas pessoas não sabem. “Nós somos responsáveis por prescrições de dietas especiais e junto aos nutricionistas elaboramos um plano de ação para adaptar as necessidades do paciente, aos desejos que ele tem dentro do hospital”, afirma Dra. Cristiane Perez Diz (CRM: SP 85686), clínica médica, intensivista e […]

today20 de dezembro de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%