G1 Mundo

Primeiro-ministro da Geórgia renuncia

today30 de janeiro de 2024 7

Fundo
share close

O país discute o ingresso na União Europeia e a Otan. A Rússia é contra a entrada da Georgia nesta última.


Irakli Garibashvili em outubro de 2024 — Foto: Juan Medina/Reuters



O primeiro-ministro da Georgia, Irakli Garibashvili, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (29) porque queria dar mais tempo ao substituto dele, que ainda não foi escolhido, para se preparar para as próximas eleições, que acontecem em outubro.

Garibashvili afirmou que o partido Sonho Georgiano ofereceu a ele o posto de líder. De acordo com os veículos de imprensa do país, o atual líder desse partido, Irakli Kobakhidze, se tornará o próximo primeiro-ministro.

O partido é o mais popular do país, mas já teve mais facilidade em eleições gerais.

A Georgia quer passar a integrar a União Europeia, mas ao mesmo tempo o país tem sido acusado de tendências autoritárias e de estar aprofundando suas relações com a Rússia.

A Georgia não impôs sanções contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia e ainda retomou alguns voos para o país vizinho.

O Sonho Georgiano, o partido favorito para as eleições, é a favor de aderir à União Europeia e também à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A Rússia já afirmou que é contra a entrada da Geórgia na Otan.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%