G1 Mundo

Primeiro-ministro peruano renuncia ao cargo

today25 de novembro de 2022 13

Fundo
share close

Atitude acompanha momento tenso entre opositores e o presidente Pedro Castillo.


O presidente do Peru, Pedro Castillo, participa de uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro Anibal Torres (esq.) e do chanceler Cesar Landa — Foto: Angela Ponce/REUTERS



O presidente esquerdista peruano Pedro Castillo aceitou a renúncia de seu primeiro-ministro e vai reorganizar seu gabinete mais uma vez, disse ele nesta quinta-feira (24), em meio a uma longa batalha entre os poderes executivo e legislativo.

O ex-primeiro-ministro Anibal Torres, um fiel aliado de Castillo, desafiou o Congresso controlado pela oposição a um voto de confiança na semana passada. Mas o Congresso se recusou a realizar tal votação na quinta-feira, dizendo que as condições para isso não foram atendidas.

“Tendo aceitado a renúncia do primeiro-ministro, a quem agradeço por seu trabalho em nome do país, renovarei o gabinete”, disse Castillo em uma transmissão nacional de televisão.

O desafio do voto de confiança visava pressionar o Congresso em meio às tensas relações entre os dois poderes.

Os legisladores da oposição acusaram Castillo duas vezes, mas não conseguiram derrubá-lo, embora tenham conseguido demitir vários membros do gabinete.

“Peço ao Congresso que respeite o estado de direito, os direitos do povo, a democracia e o equilíbrio dos poderes do Estado”, acrescentou Castillo.

Sua presidência foi marcada pela rotatividade em altos cargos do governo. Castillo agora deve nomear um quinto primeiro-ministro – seu principal conselheiro e porta-voz – desde que assumiu o cargo em julho do ano passado.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jogo-da-copa-em-empresa-‘pega’-funcionarios-por-telao,-praticidade-e-comida-de-graca

G1 Mundo

Jogo da Copa em empresa ‘pega’ funcionários por telão, praticidade e comida de graça

Mas se não conseguir ver o jogo no bar é um 7 a 1, algumas empresas tentam virar esse placar com 'mimos' para os funcionários. Muitos escritórios disponibilizaram telão, acessórios, enfeites e comidinhas. Funcionários do Google acompanham jogo — Foto: Pablo Vaz/g1 No Google São Paulo, dois refeitórios da empresa estavam lotados de funcionários no horário do jogo de estreia do Brasil. A empresa trabalha com sistema híbrido e deixou […]

today25 de novembro de 2022 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%