O lançador de foguetes Grad do exército ucraniano dispara foguetes contra posições russas na linha de frente perto de Soledar, região de Donetsk, Ucrânia, quarta-feira, 11 de janeiro de 2023 — Foto: AP Photo/Libkos
“Os gloriosos soldados da 68ª brigada libertaram a localidade de Blahodatne”, disseram as forças terrestres ucranianas. Um vídeo do momento foi compartilhado pelo exército, mas sua veracidade ainda não foi confirmada.
“Estamos vendo os primeiros resultados das ações contraofensivas, resultados localizados”, disse Valeryi Shershen, porta-voz do setor militar “Tavria” da Ucrânia, na televisão.
Ele disse que o vilarejo de Blahodatne, que tinha cerca de mil habitantes antes da guerra, fica no limite das regiões de Donetsk e Zaporizhzia, alguns quilômetros ao sul do vilarejo de Velyka Novosilka, controlado por Kiev.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse mais tarde em um comunicado que as forças de Kiev também haviam retomado Makarivka, a próxima aldeia, avançando entre 300 e 1.500 metros ao longo de duas direções na frente sul.
Horas depois, uma unidade de defesa territorial ucraniana postou imagens não verificadas no Telegram de seus soldados segurando sua bandeira em Neskuchne, a vila que estava mais próxima das posições ucranianas na área. “Nenhuma posição foi perdida nas direções onde nossas forças estão na defensiva”, acrescentou Maliar.
“Sou grato aos nossos soldados por este dia. Obrigado! Obrigado por cada passo, por cada luta, por cada ocupante destruído!”, disse Zelensky em uma mensagem compartilhada nas redes sociais.
A Rússia ainda não se manifestou sobre o assunto.
Drones levam água para moradores isolados na Ucrânia
Publicar comentários (0)