G1 Mundo

‘Primeiros resultados da contraofensiva’: Ucrânia anuncia reconquista de 3 vilarejos em Donetsk

today11 de junho de 2023 13

Fundo
share close

Territórios ficam em região fortemente ocupada pela Rússia. Governo russo ainda não comentou o assunto.


O lançador de foguetes Grad do exército ucraniano dispara foguetes contra posições russas na linha de frente perto de Soledar, região de Donetsk, Ucrânia, quarta-feira, 11 de janeiro de 2023 — Foto: AP Photo/Libkos



“Os gloriosos soldados da 68ª brigada libertaram a localidade de Blahodatne”, disseram as forças terrestres ucranianas. Um vídeo do momento foi compartilhado pelo exército, mas sua veracidade ainda não foi confirmada.

“Estamos vendo os primeiros resultados das ações contraofensivas, resultados localizados”, disse Valeryi Shershen, porta-voz do setor militar “Tavria” da Ucrânia, na televisão.

Ele disse que o vilarejo de Blahodatne, que tinha cerca de mil habitantes antes da guerra, fica no limite das regiões de Donetsk e Zaporizhzia, alguns quilômetros ao sul do vilarejo de Velyka Novosilka, controlado por Kiev.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse mais tarde em um comunicado que as forças de Kiev também haviam retomado Makarivka, a próxima aldeia, avançando entre 300 e 1.500 metros ao longo de duas direções na frente sul.

Horas depois, uma unidade de defesa territorial ucraniana postou imagens não verificadas no Telegram de seus soldados segurando sua bandeira em Neskuchne, a vila que estava mais próxima das posições ucranianas na área. “Nenhuma posição foi perdida nas direções onde nossas forças estão na defensiva”, acrescentou Maliar.

“Sou grato aos nossos soldados por este dia. Obrigado! Obrigado por cada passo, por cada luta, por cada ocupante destruído!”, disse Zelensky em uma mensagem compartilhada nas redes sociais.

A Rússia ainda não se manifestou sobre o assunto.

Drones levam água para moradores isolados na Ucrânia

Drones levam água para moradores isolados na Ucrânia

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

radio-mulher:-o-veiculo-que-enfrentou-o-machismo-nos-anos-1970-e-acabou-perdendo

G1 Mundo

Rádio Mulher: o veículo que enfrentou o machismo nos anos 1970 e acabou perdendo

Enquanto os jogadores se trocavam no vestiário e conferiam os últimos detalhes antes de entrar em campo, narradores e comentaristas se organizavam para a transmissão de rádio nas cabines do antigo Estádio Palestra Itália. A data é significativa porque marca uma revolução: a introdução das mulheres no mundo da narração esportiva por meio da Rádio Mulher. Naquele dia, a voz de Zuleide Ranieri (1945-2016), responsável pela narração da partida, ecoou […]

today11 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%