G1 Santos

Processo de emagrecimento requer atenção e responsabilidade, alerta especialista

today5 de agosto de 2022 3

share close

Proprietárias da clínica Be You, de Santos, mostram os cuidados necessários para quem procura por emagrecimento

Em 2021, seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso, 55% deles, mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Muitas delas acabam recorrendo a dietas emagrecedoras milagrosas, resultado de uma pressão estética pelo corpo perfeito. Dieta restritiva vai, dieta restritiva vem, e com isso vai e volta o peso, causando o chamado ‘efeito sanfona’.

Quem sofria com isso era Marina Vallério, empresária santista e co-fundadora da clínica de nutrição Be You, junto da nutricionista Beatriz Martins. Durante toda a vida, Marina esteve sob o efeito sanfona, fazendo dietas restritivas, sem resultados. Seu psicológico também estava afetado. Mas ao longo de três anos, desde que resolveu mudar, a empresária foi de 98 kg em 2019 para 54 kg em 2021, unindo a alimentação saudável com a mudança de mentalidade. E é essa orientação que a Marina e Beatriz passam àqueles que buscam por um processo de emagrecimento.



A questão emagrecimento é muito séria e deve ter sempre o acompanhamento de um médico e nutricionista. Com o crescimento das redes sociais, fui vendo que muitas ‘blogueiras’ que abordam alimentação não têm responsabilidade com a saúde mental dos seguidores. Elas inventam maluquices para dietas sem respeitar a individualidade da pessoa. Cada um vive uma vida, é preciso ter muita cautela

— salienta Marina

Beatriz Martins, que atua como nutricionista há mais de oito anos, é especialista em comportamento alimentar e emagrecimento, diz que alguns especialistas dão atenção somente à prescrição do cardápio e adaptação da rotina, mas não ao comportamento dos pacientes.

“É importante que o paciente também tenha ferramentas para adquirir o autoconhecimento. Hoje, por unirmos a experiência da clínica nutricional com a experiência da vivência de quem passou pelo processo, vemos a importância significativa e tão impactante em cuidar não só do corpo, como da mente”, comenta a nutricionista.

Segundo ela, é fundamental que haja uma análise da individualidade bioquímica, equilíbrio nutricional, rotina, estresse e saúde mental. O foco é, além de montar um cardápio, ouvir e entender as fases do paciente e o que mais se encaixa na fase, de acordo com a individualidade. “O cuidado com um paciente requer empatia, afinal estamos lidando com seres humanos, por isso, esse processo de emagrecimento requer muita responsabilidade e atenção”, conclui.


Email: [email protected]

Endereço: Avenida afonso pena, 120 sala 22

Instagram: @beyou.nutricao

WhatsApp: (13) 99700-9541

Beatriz Martins – CRN 345429

Be You conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Avalie

Post anterior

G1 Santos

Sua pele está envelhecendo mais rápido que você

Diversos fatores, além da idade, implicam para o surgimento de linhas finas no rosto, como o sol e a poluição atmosférica presentes no dia a dia Dermocosméticos Revita, os aliados de uma rotina de skincare saudável — Foto: Divulgação A partir dos 25 anos de idade, a renovação celular vai ficando cada vez mais lenta, fazendo com que surjam rugas e linhas de expressão, além da perda de tecido fibroso, o que caracteriza o processo de envelhecimento da pele. Com […]

today5 de agosto de 2022 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%