Em 2021, seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso, 55% deles, mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Muitas delas acabam recorrendo a dietas emagrecedoras milagrosas, resultado de uma pressão estética pelo corpo perfeito. Dieta restritiva vai, dieta restritiva vem, e com isso vai e volta o peso, causando o chamado ‘efeito sanfona’.
Quem sofria com isso era Marina Vallério, empresária santista e co-fundadora da clínica de nutrição Be You, junto da nutricionista Beatriz Martins. Durante toda a vida, Marina esteve sob o efeito sanfona, fazendo dietas restritivas, sem resultados. Seu psicológico também estava afetado. Mas ao longo de três anos, desde que resolveu mudar, a empresária foi de 98 kg em 2019 para 54 kg em 2021, unindo a alimentação saudável com a mudança de mentalidade. E é essa orientação que a Marina e Beatriz passam àqueles que buscam por um processo de emagrecimento.
A questão emagrecimento é muito séria e deve ter sempre o acompanhamento de um médico e nutricionista. Com o crescimento das redes sociais, fui vendo que muitas ‘blogueiras’ que abordam alimentação não têm responsabilidade com a saúde mental dos seguidores. Elas inventam maluquices para dietas sem respeitar a individualidade da pessoa. Cada um vive uma vida, é preciso ter muita cautela
— salienta Marina
Beatriz Martins, que atua como nutricionista há mais de oito anos, é especialista em comportamento alimentar e emagrecimento, diz que alguns especialistas dão atenção somente à prescrição do cardápio e adaptação da rotina, mas não ao comportamento dos pacientes.
“É importante que o paciente também tenha ferramentas para adquirir o autoconhecimento. Hoje, por unirmos a experiência da clínica nutricional com a experiência da vivência de quem passou pelo processo, vemos a importância significativa e tão impactante em cuidar não só do corpo, como da mente”, comenta a nutricionista.
Segundo ela, é fundamental que haja uma análise da individualidade bioquímica, equilíbrio nutricional, rotina, estresse e saúde mental. O foco é, além de montar um cardápio, ouvir e entender as fases do paciente e o que mais se encaixa na fase, de acordo com a individualidade. “O cuidado com um paciente requer empatia, afinal estamos lidando com seres humanos, por isso, esse processo de emagrecimento requer muita responsabilidade e atenção”, conclui.
Email: clinica.beyou@gmail.com
Endereço: Avenida afonso pena, 120 sala 22
Instagram: @beyou.nutricao
WhatsApp: (13) 99700-9541
Beatriz Martins – CRN 345429
Publicar comentários (0)