G1 Santos

Professor cria ‘álbum coletivo’ da Copa do Mundo para alunos de escola pública para ‘democratizar a coleção’

today5 de dezembro de 2022 13

Fundo
share close

Um professor de educação física criou um ‘álbum coletivo’ da Copa do Mundo no Catar para alunos de uma escola pública em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao g1, Antonio dos Santos Gomes Filho, de 37 anos, revelou que o objetivo da iniciativa é “democratizar a coleção”, uma vez que nem todos os estudantes podem ter acesso aos itens.

O projeto foi implementado na Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, localizada no bairro Sítio do Campo, pouco antes do início da Copa do Mundo. Ao g1, o professor contou que ideia surgiu quando um aluno desenhou o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, como uma figurinha da Seleção Brasileira.

“A motivação veio quando percebi que alguns não teriam acesso ao álbum por questões financeiras. Então, eles viam os colegas com as figurinhas, mas não tinham as deles. Quando vi esse desenho, não pensei duas vezes”.



Ideia surgiu quando aluno mostrou ‘desenho da figurinha’ de Vinicius Jr. — Foto: Arquivo Pessoal

Eu queria muito democratizar o acesso à coleção. Queria que todos os alunos pudessem fazer parte, uma vez que o álbum é da escola.

— Antonio dos Santos Gomes Filho, professor de educação física

Segundo o professor, uma vez aprovada a sugestão pela direção da escola, ele comprou dois álbuns – já que as páginas têm elementos para colar os cromos na frente e no verso. Junto com sua esposa, ele separou cada seleção. O ‘álbum coletivo’ foi colado em uma das paredes da instituição de ensino.

“Para a minha surpresa, logo no primeiro dia já tinham colado 70 figurinhas. O álbum virou também um ‘ponto de encontro’ na escola, que está toda enfeitada para a Copa do Mundo. Os alunos que têm repetidas vão até lá na hora do recreio e colam”, acrescentou Gomes Filho.

‘Álbum coletivo’ ajudou alunos a reconhecerem jogadores da Copa do Mundo e incentivou companheirismo, diz professor — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com o profissional, a iniciativa recebeu elogios de mães de alunos da escola. “Eu já estava muito feliz, pois via que os alunos tinham gostado bastante, mas só tive noção da reação das famílias com esse ‘feedback‘, que também foi muito bom”.

O ‘álbum coletivo’ também aumentou o contato dos alunos com o esporte. “Vejo que eles reconhecem os jogadores que aparecem na televisão com as suas imagens nas figurinhas. Virou um grande aprendizado para os estudantes a respeito da particularidades da Copa do Mundo, além da cooperação, do ‘fazer junto’ com o outro. Me senti lisonjeado”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-diz-ter-sido-estuprada-por-homem-apos-balada-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Jovem diz ter sido estuprada por homem após balada no litoral de SP

Uma jovem, de 18 anos, relatou à polícia ter sido estuprada por um homem que conheceu em uma casa noturna em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, na saída do estabelecimento, o suspeito teria oferecido uma carona de moto até a casa dela, mas parou na própria residência no meio do caminho, onde o crime teria acontecido. De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na […]

today5 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%