G1 Santos

Professor usa jogos de RPG para ensinar matemática aos alunos no litoral de SP: ‘mais confiantes’

today15 de outubro de 2022 109 1

Fundo
share close

Objetivo é tornar a matéria mais ‘fácil e divertida’ para os alunos da Escola Estadual Professor Suetônio Bittencourt Junior, em Santos (SP).

Professor utiliza jogos de RPG para ensinar matemática aos alunos em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal



O professor Tiago Dias, de 39 anos, decidiu juntar duas de suas paixões: matemática e RPG [a sigla significa ‘Role-playing Game’, em inglês, e ‘Jogo de Interpretação de Personagens’, em português]. O objetivo é tornar a matéria mais fácil e divertida para os alunos da Escola Estadual Professor Suetônio Bittencourt Junior, em Santos, no litoral de São Paulo.

Ao g1, Dias contou que percebeu ainda na adolescência que o RPG e a matemática o ajudariam a desenvolver o raciocínio e a criatividade. Então, quando os próprios alunos vieram com a ideia, o professor não precisou pensar duas vezes para colocá-la em prática. Neste sábado (15), quando é celebrado o Dia dos Professores, ele afirmou que tenta ser sempre um “bom exemplo” aos estudantes e incentivá-los ao máximo.

Segundo o profissional, o RPG é a reunião de um grupo de pessoas para contar uma história, que é elaborada por um jogador em especial, chamado de ‘mestre’. No jogo, cada um controla o próprio personagem, que precisa resolver problemas. Para saber se terá sucesso na sua escolha, é preciso usar os dados e seguir conforme as regras estabelecidas previamente.

“É bem visível o retorno com o pessoal que participa. Eles se sentem mais confiantes nas aulas. Eu tinha alunos com bastante dificuldade para fazer cálculos, contas básicas de soma, multiplicação, divisão e subtração. Agora, durante o jogo, eles se tornam mais confiantes, uma vez que estão em um ambiente em que, se errarem, não terão problemas. Basta fazer a correção e seguir a partida”.

O projeto acontece fora do horário das aulas. O professor afirmou ainda que alguns alunos estão na ‘fila de espera’, entusiasmados em participar. Segundo Dias, os principais objetivos se baseiam em fazer com que os estudantes se sintam integrados à escola e, além disso, que possam compartilhar o conhecimento com os colegas. Ele acrescenta, ainda, que o método estimula os adolescentes mais tímidos a interagir.

“A matemática pode ser aprendida de uma maneira mais fácil e divertida para todos”, afirmou o professor.

Neste Dia dos Professores, Tiago Dias, de 39 anos, disse que tenta ser sempre um bom exemplo aos seus alunos — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Dias, a matemática está presente em todos os instantes do jogo, e os alunos ficam ansiosos para saber os resultados. Sendo assim, eles acabam ‘pegando a prática’ de fazer as contas mais rápidas. Ainda de acordo com o professor, as partidas também estimulam a coletividade.

Ao g1, Dias citou um dos episódios em que os alunos o surpreenderam. “Um grupo de cinco jogadores ganhou um prêmio de 33 ‘moedas de ouro’. Eles tinham que dividir, e é bacana porque não existe uma única ‘maneira correta’ [no jogo]. Eles decidiram dividir igualmente, e deram seis moedas para cada um. As três que restaram eles decidiram juntar para comprar algo que todo mundo pudesse usar”.

O professor complementou dizendo que o projeto ajuda o aluno a entender que, em qualquer momento da vida que possa usar matemática, é possível obter um desempenho mais interessante e eficiente.

Tiago Dias, de 39 anos, decidiu juntar duas paixões: matemática e RPG — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cubatao,-sp,-oferece-vagas-para-curso-tecnico-em-automacao-industrial

G1 Santos

Cubatão, SP, oferece vagas para curso técnico em Automação Industrial

Candidatos devem cursar, ao menos, o 2° ano do Ensino Médio ou concluído esta etapa do ensino. Instituto Federal de São Paulo oferece 40 vagas de curso técnico em automação industrial em Cubatão (SP) — Foto: IFSP/Divulgação A Prefeitura de Cubatão (SP) está com inscrições abertas para 40 vagas para o curso técnico em Automação Industrial, com aulas no período noturno. Para se candidatar, os munícipes deve cursar no momento, […]

today15 de outubro de 2022 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%