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Programa “CATI In Home” garante atividades para terceira idade na pandemia

Escrito por em 22 de julho de 2021

Iniciativa é desenvolvida virtualmente e leva oficinas recreativas para idosos assistidos pelo Cati

Para driblar os sentimentos negativos da pandemia e contribuir para um envelhecimento ativo e saudável o Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) de Guarujá (Rua Montenegro, 455 – Centro), criou o programa: “CATI In Home”. A iniciativa é desenvolvida virtualmente e garante continuidade ao atendimento aos idosos com oficinas onlines. Atualmente, 176 idosos são atendidos pelo CATI.

A tecnologia foi inserida na vida dos idosos como uma ferramenta para auxiliar durante o isolamento social. Sem precisar sair de casa, os assistidos participam de atividades que estimulam o fortalecimento de vínculos. As oficinas são transmitidas por meio de aplicativos de mensagem e os idosos são divididos em grupos, onde podem desenvolver suas habilidades físicas, cognitivas e emocionais.

“Temos realizado essas atividades durante a pandemia, enquanto não podemos nos encontrar presencialmente na nossa unidade. O envelhecer faz parte da vida e não precisa ser só doenças e remédios. Aqui a turma quer curtir tudo o que a vida tem a oferecer de maneira saudável e feliz”, revelou a coordenadora do CATI, Norma Carramenha.

Oficinas

O Programa conta com oficinas de memória que trabalha exercícios de lógica, matemática, percepção visual, pintura, poesia e rimas. Além de oficinas de canto e artesanato. Os grupos também recebem informações sobre saúde, alimentação, cuidados e prevenção.

Nas datas comemorativas, a turma coloca a imaginação para funcionar e a diversão não falta, mesmo que virtualmente. É festa junina, teatro e show de calouros. Quem não perde as atividades é o casal, Paulo de Souza, 75 anos e Edilamar Camargo de Souza, 68 anos. “Amamos participar das atividades. Tudo é feito com muito carinho, nos sentimos acolhidos e nos divertimos muito”, revelou Paulo de Souza.

Semanalmente, participam de uma roda de conversa por meio de vídeo chamada com uma psicóloga. E se precisarem também desabafar ainda tem o trabalho de escuta ativa, onde os técnicos do Cati se dedicam a ouvir as dificuldades dos assistidos.

O CATI é ligado a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), diretoria de Proteção Social Básica.

 

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