Ações do Profesp envolveram estudantes de ensino fundamental II, na faixa etária dos 13 aos 15 anos
O Programa Forças no Esporte (Profesp) desenvolvido pela Base Aérea de Santos (Bast), em parceria com a Prefeitura de Guarujá, formou na última sexta-feira (9), 89 alunos da rede pública de ensino (municipal e estadual), nas modalidades de vela, remo e canoagem. A formatura ocorreu no hangar da unidade militar e contou com um público de aproximadamente 200 pessoas.
As ações do Profesp envolveram estudantes de ensino fundamental II, na faixa etária dos 13 aos 15 anos. Durante o período entre março e início de dezembro, o programa ministrou gratuitamente aulas de vela, remo e canoagem na Base Aérea, em Vicente de Carvalho.
Além das aulas práticas ministradas pelo professor Juliano Rolim, auxiliado por Luiz Gonzaga Dimampera, os alunos tiveram atividades complementares, como palestras e orientações sobre saúde e meio ambiente.
O conteúdo oferecido através do Profesp, contou ainda com atividades teóricas (marinharia, ripeam, estratégias, técnicas e táticas), práticas (montagem, manutenção, assepsia, mobilização, prática em meio líquido e desmobilização), pedagógicas (leitura de livros, redação, interpretação de textos) e culturais (visitas a pontos históricos, exposições, competições e feiras). A grade curricular contou ainda com reforço escolar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. As aulas foram ministradas em contraturno escolar..
Além dos pais ou responsáveis pelos alunos, estiveram presentes à solenidade o subcomandante da Base Aérea, major aviador Anderson Raunaimer; capitão- tenente Jhonny Aguiar Felin, representando o comandante da Capitania dos Portos de São Paulo; o coordenador do Profesp, comandante Rogério do Nascimento Roque; o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, José Roberto Galvão e o secretário Interino de Educação de Guarujá, Jhonny Moura.
Profesp
O Programa Forças no Esporte é uma realização do Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil. Em Guarujá é conduzido pelo comando militar das unidades da Base Aérea e da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo. A iniciativa acontece desde o ano de 2018, em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Sel) e de Educação (Seduc).
Publicar comentários (0)