Tocando:

Rádio 97Web

Projeto ambiental ‘Amigo Pescador’ está na final do Prêmio Jovem Brasileiro 2021

Escrito por em 23 de outubro de 2021

Para alcançar a melhor colocação nesta 20ª edição, o grupo precisa do maior número de votos on-line. Adesão à iniciativa do grupo Ambipar se deu com o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O projeto ambiental de Guarujá denominado ‘Amigo Pescador’, da Associação S.O.S Rio do Peixe, está prestes a conquistar o Prêmio Jovem Brasileiro 2021, do grupo Ambipar. Para alcançar a melhor colocação em uma das duas categorias desta 20ª edição, o grupo precisa obter o maior número de votos on-line entre outros três finalistas, até esta quarta-feira (27).

Eleger a primeira entidade de combate ao lixo no mar do Município é muito fácil. Basta acessar www.premiojovem.com.br/#votacao, clicar na opção ‘inscreva-se e vote aqui’ e, depois de concluir o cadastro, indicar ‘Jackson Ferreira – Projeto Amigo Pescador da Associação S.O.S Rio do Peixe’, como jovem do ano. É possível votar inúmeras vezes pelo mesmo login.

Este ano, o tema do Prêmio Jovem Brasileiro é ‘Biodiversidade Marinha – O Lixo nos Oceanos’. Por isto, os inscritos tiveram de apresentar propostas envolvendo: soluções e alternativas sustentáveis; aplicações e tecnologias sustentáveis; e educação de sustentabilidade.

A adesão à iniciativa se deu com o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que, por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Meio Ambiente Urbano, tem acompanhado o projeto desde 2019. Antes, a comunidade pesqueira do Perequê apenas realizava mutirões de limpeza, sem nenhuma formalização enquanto “movimento”.

Para estimular a continuidade do projeto, a Semam promove educação ambiental e destina sacos de lixo e luvas, periodicamente.

De acordo com a assessora de Meio Ambiente que ajudou a redigir o projeto ‘Pescador Amigo’, é emocionante ver para onde o movimento tem ido. “Agora, os guarujaenses podem ver seus mares mais limpos e, ainda, o projeto finalista na iniciativa de um grupo que é pioneiro em soluções ambientais em todo o Brasil”, enfatizou.

Anúncio do vencedor

Os projetos vencedores do Prêmio Jovem Brasileiro 2021 serão anunciados na próxima quinta-feira (28), no ZoOme Hall at Teatro B32, localizado na Faria Lima, em São Paulo.

Duas categorias serão premiadas. São elas: ‘instituição’ e ‘inscrição e avaliação de projetos’.

Nossos Mares

O projeto ‘Amigo Pescador’ está inserido na iniciativa ‘Nossos Mares’, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que examina todo o material recolhido no mar, para identificar os impactos da poluição marinha na pesca. Após a análise, os itens recicláveis são destinados às cooperativas, e os rejeitos encaminhados para a disposição adequada.

A ação também dispõe de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) exclusivo para os pescadores. Apenas este ano, mais de 800 quilos de resíduos foram descartados no local. 

Desta forma, é possível diagnosticar a situação atual das zonas costeiras de Guarujá e, ao identificar os impactos ambientais, desenvolver soluções adequadas. 

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.