Tocando:

Rádio 97Web

Projeto social esportivo alcança mais de 600 pessoas em Guarujá

Escrito por em 22 de julho de 2021

Iniciativa é beneficiada pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

 Em Guarujá, um projeto que começou com o jiu-jitsu para promover inclusão social já fez a diferença na cidade mais de 600 pessoas. A iniciativa é beneficiada pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A ação surgiu há 13 anos, quando o até então recém-formado em educação física, Robson Paes, de 44 anos, tinha um sonho: transformar realidades por meio do esporte que usou como ferramenta socioeducativa de crianças e adolescentes da Fundação Casa.

Ele foi o responsável por idealizar a Associação Esportiva de Inclusão Social (AEIS) Shekinah, onde três membros da família de Maiara Santos, de 27 anos, moradora do bairro Santa Rosa, estão sendo atendidos atualmente.

Trata-se de seus dois filhos, Nicolly e Murillo, e, ainda, o esposo. Ela explica que ficou sabendo do projeto por meio de uma familiar que, ao tomar conhecimento de sua inquietação para encontrar algo que ajudasse na concentração do filho, indicou a ação de pronto.

“Nossa relação com o jiu-jitsu começou há dois anos e meio por conta da agitação do Murillo. A mudança dele não foi imediata, pois é um processo. Mas o curioso é que a vontade de praticar o esporte passou pra minha outra filha, e, logo em seguida, pro meu parceiro (fator que gera uma motivação diária entre eles). Só não faço porque luta não é pra mim”, finalizou sobre risos.

Em 2020, a Prefeitura recebeu e aprovou, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o projeto ‘Esporte e Cultura em Ação’ da associação que, com base nos resultados do jiu-jitsu, almejava aumentar sua oferta com as modalidades de capoeira e karatê. A entidade foi contemplada com R$ 100 mil, verba que os possibilitou custear um lugar próprio para implantar os novos esportes.

Mas o incentivo não parou por aí. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel) têm acompanhado de perto o desenvolvimento do projeto e contém, inclusive, dois processos em tramitação no Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) para impulsioná-los.

“O esporte é uma ferramenta não só de inclusão. Por ele, você obtém disciplina, qualidade de vida e objetivos diversos. Para nós, enquanto Administração é imensurável o orgulho de abrigar e estimular movimentos como esse na Cidade”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer.

Robson reconhece que o combustível dessa corrente é o incentivo, seja ele na forma física ou financeira. “Tudo o que temos, espaço, tatames, instrumentos, e, até a turma uniformizada, é fruto do voto de confiança que depositam na gente. Somos a consequência de uma soma de esforços para uma sociedade melhor”, concluiu.

Como participar

Atualmente, a entidade tem capacidade para atender 210 pessoas. Há vagas disponíveis para jiu-jitsu, capoeira e karatê – em breve, o boxe será mais uma atividade ofertada. Para se inscrever, basta o interessado se dirigir, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h ou das 16h às 20h, a Av. Ademar de Barros, n° 1054, bairro Jardim Primavera. Também é possível entrar em contato pelo whatsapp (13) 98164-8242. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência para a inscrição.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *