G1 Mundo

Protestos contra reforma judicial levam milhares às ruas em Israel

today11 de março de 2023 8

Fundo
share close

A coalizão de partidos de direita e extrema direita formada em dezembro pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se prepara para acelerar o processo legislativo neste domingo.

Manifestante usa máscara ironizando Benjamin Netanyahu em protesto em Jerusalém. — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun



Segundo seus críticos, o texto, que tem como objetivo diminuir a influência do poder judicial em prol do poder político, ameaça a separação de poderes e o caráter democrático de Israel.

Netanyahu e seu ministro da Justiça, Yariv Levin, consideram, em vez disso, que esta reforma restaurará um equilíbrio de forças entre os legisladores e a Suprema Corte, que eles veem como uma instituição politizada.

Como nas últimas semanas, a principal manifestação deste sábado ocorreu no centro de Tel Aviv onde, segundo a mídia, mais de 100 mil pessoas compareceram com bandeiras brancas e azuis.

Nas cidades de Haifa (norte) e Beersheba (sul) foram batidos recordes de participação, com 50 mil e 10 mil pessoas respectivamente, segundo a mídia.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante encontro com ministro na Itália, em Roma, em 10 de março de 2023 — Foto: Remo Casilli/REUTERS

A polícia não informa uma estimativa do número de manifestantes neste país de nove milhões de habitantes.

O presidente da Comissão de Direito do Parlamento, Simcha Rothman, deverá realizar audiências sobre o projeto de domingo a quarta-feira com vistas a respeitar o cronograma estabelecido com o ministro da Justiça.

O Executivo, o mais à direita da história do país, deseja aprovar os principais pontos da reforma antes de 2 de abril.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

esqueleto-de-tiranossauro-rex-sera-leiloado-na-suica

G1 Mundo

Esqueleto de Tiranossauro Rex será leiloado na Suíça

Um esqueleto de Tiranossauro Rex, espécie que viveu há 67 milhões de anos, será leiloado em 18 de abril na Suíça, algo inédito na Europa. O anúncio foi feito neste sábado (11) pela casa de leilões Koller. A empresa, que tem sede na capital suíça Zurique, afirma quer esta será a terceira vez no mundo e a primeira na Europa que os ossos de um esqueleto dessa espécie são colocados […]

today11 de março de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%