Pleno News

Prova de vida do INSS em 2023. Saiba tudo aqui!

today22 de março de 2023 6

Fundo
share close

Elisângela Coelho
22/03/2023 10h36

A prova de vida é um serviço realizado pelo INSS para verificar se o segurado continua vivo. A partir deste ano, 2023, o procedimento teve mudança!

A medida implementada pela Portaria nº 1408 do INSS informa aos beneficiários que não haverá mais a exigência da comprovação de vida presencial dos aposentados e pensionistas.

Estes não precisarão mais se deslocar até as agências bancárias ou as do INSS. Essas novas regras para a prova de vida serão realizadas pelo próprio governo, a sua comprovação irá ocorrer por meio de consultas em bases de dados públicos e privados para saber se o beneficiário realmente está vivo.

O INSS informou que haverá uma espécie de cruzamento de informações, a qual irá informar se o titular do benefício, nos dez meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprios da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais.



Com essas movimentações, será possível analisar registros de vacinação e consultas até mesmo no SUS. Além de emissões de documentos e comprovantes de votações em eleições, o que serve como comprovação de vida.

QUANDO A PROVA DE VIDA É PRESENCIAL?


Entretanto, quando não for possível realizar o cruzamento de dados, o beneficiário será informado e precisará comparecer ao INSS para realizar a prova de vida. No entanto, ainda será dada a preferência para modalidade online via Meu INSS.

Ainda que não seja mais obrigatória a prova de vida presencial, será preciso realizar a comprovação em agências bancárias ou utilizando o Meu INSS. Para saber quando a última comprovação de vida foi realizada, basta que o segurado realize uma ligação para a Central 135 ou acesse o site do aplicativo do Meu INSS.

Lembrando que, a prova de vida tem como finalidade realizar a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários para aposentados e pensionistas.

A prova de vida é um meio do INSS prevenir possíveis fraudes e falhas que venham a envolver os benefícios previdenciários, pagos pelo instituto.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

relatorio-da-onu-aponta-risco-de-crise-global-por-escassez-de-agua

G1 Mundo

Relatório da ONU aponta risco de crise global por escassez de água

A publicação foi feita um dia antes do início da Conferência da Água da ONU. Em entrevista coletiva, o editor-chefe do relatório, Richard Connor, afirmou que há incertezas diante de um cenário que aponta aumento de demanda e redução na disponibilidade de água. "Se não resolvermos isso, definitivamente haverá uma crise global", afirmou. De acordo com o relatório, o uso da água tem aumentado 1% ao ano, nos últimos 40 […]

today22 de março de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%