G1 Mundo

Putin avalia disputar reeleição na Rússia em 2024 e deve anunciar decisão em novembro, diz jornal

today3 de outubro de 2023 8

Fundo
share close

O anúncio deve ser feito em uma conferência marcada para o próximo mês. De acordo com o jornal, que é um dos principais da Rússia, Putin avalia outros cenários antes de tomar uma decisão final.

As eleições presidenciais da Rússia devem acontecer em março de 2024. Caso Putin concorra e seja eleito, ele poderá ficar no poder até, pelo menos, 2030.

Putin está no poder há mais de 20 anos. Ele chegou à presidência em 1999, substituindo interinamente Boris Yeltsin. Em 2000, foi eleito efetivamente para o cargo, sendo reeleito em 2004.



Em 2008, quando não pôde concorrer à Presidência, apoiou o vencedor Dmitri Medvedev e acabou nomeado primeiro-ministro.

Já em 2012, Putin voltou à Presidência, sendo reeleito em 2018 para um mandato de seis anos. Em 2021, o Parlamento russo aprovou uma lei permitindo que o atual presidente dispute as eleições de 2024 e 2030.

Diplomatas, espiões e autoridades avaliam que Putin deve permanecer no poder enquanto for vivo.

No mês passado, o presidente russo disse que deve anunciar seus planos após o Parlamento convocar as eleições presidenciais — o que, pela lei, só acontecerá em dezembro.

O porta-voz do Kremlin afirmou em setembro que, se Putin decidir disputar a eleição, ninguém seria capaz de competir com ele.

De ex-agente da KGB a líder máximo da Rússia: veja a trajetória de Vladimir Putin

De ex-agente da KGB a líder máximo da Rússia: veja a trajetória de Vladimir Putin

Putin, que é um ex-agente do serviço de inteligência soviético KGB — atual FSB —, completa 71 anos no próximo dia 7 de outubro.

Ele iniciou a vida pública em 1994 como vice-prefeito da cidade de São Petersburgo. Cinco anos depois, em agosto de 1999, foi escolhido primeiro-ministro pelo então presidente Boris Yeltsin.

No aspecto internacional, o governo de Putin foi marcado pelas disputas por influência e, mais recentemente, pela invasão à Ucrânia.

Na última eleição que Vladimir Putin disputou, em 2018, ele foi reeleito com votação recorde, sendo a escolha de 56 milhões de russos. O número, à época, representou 76% dos votos.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

4-dados-que-mostram-como-e-a-gigantesca-esfera-inaugurada-em-las-vegas-com-show-do-u2

G1 Mundo

4 dados que mostram como é a gigantesca esfera inaugurada em Las Vegas com show do U2

Localizada junto à famosa Strip da cidade de Nevada, é a maior estrutura esférica do mundo. Tem 112 metros de altura — mais do que a Estátua da Liberdade ou o Big Ben— e 157 metros de largura. A banda irlandesa de rock apresenta o show U2: UV Achtung Baby Live at Sphere — uma homenagem ao seu álbum de 1991— durante 25 dias até meados de dezembro. U2, banda […]

today3 de outubro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%