G1 Mundo

Putin diz estar aberto ao diálogo um dia após ataque russo na véspera de Natal matar 10 na Ucrânia

today25 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

Em entrevista a canal estatal, presidente russo disse que a Ucrânia e o Ocidente não querem se envolver em negociações.


Vladimir Putin, presidente da Rússia, em reunião com empresários do setor militar-industrial, em 23 de dezembro de 2022 — Foto: Sputnik/Russian Presidential Press Office/Kremlin via Reuters



“Estamos prontos para negociar com todos os envolvidos sobre soluções aceitáveis, mas isso é com eles. Não somos nós que nos recusamos a negociar, são eles”, disse Putin ao canal estatal Rossiya 1.

Putin alegou que o Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, quer separar a “Rússia histórica”, termo usado para argumentar que ucranianos e russos são apenas um povo. O discurso, no entanto, afeta a soberania de Kiev.

Ele disse que o bloco ocidental iniciou o conflito em 2014, ao derrubar o então presidente da Ucrânia com posição pró-Rússia, Viktor Yanukovich. Logo depois, a Rússia invadiu a Crimeia, região autônoma da Ucrânia.

“Acredito que estamos agindo na direção certa, estamos defendendo nossos interesses nacionais, os interesses dos nossos cidadãos, nosso povo. E não temos outra escolha a não ser proteger os nossos cidadãos”, afirmou Putin.

O líder russo disse que a “operação militar especial”, termo usado por ele para se referir à guerra, é um divisor de águas para o país contra o bloco ocidental. Questionado sobre o nível do conflito com o Ocidente, ele disse: “Não acho que seja tão perigoso”.

A Ucrânia e os países do Ocidente dizem que Putin não tem justificativa para o que classificam como uma guerra de ocupação de estilo imperial que semeou sofrimento e morte em toda o território ucraniano.

* Com informações de Reuters e AFP.

Invasão à Ucrânia completa dez meses

Invasão à Ucrânia completa dez meses

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

migrantes-enfrentam-natal-congelante-na-fronteira-dos-eua-com-o-mexico

G1 Mundo

Migrantes enfrentam Natal congelante na fronteira dos EUA com o México

Em Ciudad Juarez, cidade mexicana que faz fronteira com o Texas, centenas de migrantes dormem nas ruas e fazem fila para pedir asilo nos EUA. Migrantes enfrentam Natal congelante na fronteira EUA-México Centenas de migrantes se preparam para acampar no frio na fronteira norte do México com os Estados Unidos durante o Natal, enquanto esperam por uma reversão nas restrições à migração para os EUA. Depois que a Suprema Corte […]

today25 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%