G1 Mundo

Quatro tumbas de 2.000 anos são descobertas na Faixa de Gaza

today23 de setembro de 2023 6

Fundo
share close

Quatro tumbas romanas de 2.000 anos foram descobertas no norte da Faixa de Gaza, confirmou um arqueólogo à AFP neste sábado (23), possibilitando assim a reconstituição do primeiro cemitério romano completo neste território palestino.

“Com a descoberta destas quatro, o número total de tumbas neste cemitério romano – que data do período entre o século I a.C. e o século II d.C. – agora sobe para 134”, afirmou Fadel Al-Otol.

De acordo com este arqueólogo palestino, trata-se da “primeira necrópole romana completa” descoberta em Gaza.



Também foram encontrados fragmentos de cerâmica e peças metálicas utilizadas em rituais funerários.

O cemitério abriga túmulos com a estrutura piramidal. No interior, a equipe de técnicos que trabalha com o arqueólogo realiza restaurações com ferramentas rudimentares.

“Dois caixões de chumbo, um decorado com cachos de uvas e outro com golfinhos nadando, foram descobertos recentemente no local”, conta Fadel.

As escavações e restaurações são financiadas pelo Fundo de Proteção à Cultura do British Council.

A Faixa de Gaza faz fronteira com Israel e o Egito. Controlada pelo movimento islâmico palestino Hamas, está sujeita a um bloqueio israelense há mais de 15 anos.

Arqueólogo escava esqueleto humano em cemitério do Império Romano na Faixa de Gaza — Foto: Mahmud Hams/AFP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homens-escapam-pelo-vidro-e-saem-andando-apos-veiculo-capotar;-video-mostra-acidente

G1 Mundo

Homens escapam pelo vidro e saem andando após veículo capotar; vídeo mostra acidente

Carro trafegava em alta velocidade, mas ninguém ficou ferido. Caso aconteceu na Rússia. Homens escapam pelo vidro e saem andando após veículo capotar Dois homens escaparam com vida após o veículo em que eles estavam capotar em Pavlovsky Posad, na Rússia. O acidente aconteceu em 20 de agosto. Com o impacto, um dos homens foi jogado para fora do veículo pelo vidro, mas saiu andando sem ferimentos aparentes. Imagens de […]

today23 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%