G1 Mundo

Queda de avião deixa dezenas de mortos no Nepal: o que se sabe

today16 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

O voo da companhia Yeti Airlines ia de Katmandu para a cidade turística de Pokhara.

Vídeos postados nas redes sociais mostram uma aeronave voando baixo sobre uma área povoada antes de girar bruscamente.



Queda de avião deixa dezenas de mortos no Nepal

Queda de avião deixa dezenas de mortos no Nepal

Até o início da manhã deste domingo (horário de Brasília), os relatos sobre o número de mortos variavam. Uma autoridade estimou as mortes em 62, enquanto outra disse que pelo menos 29 corpos foram recuperados até o momento.

Várias pessoas gravemente feridas sobreviveram ao desastre e foram levadas às pressas para o hospital, segundo relatos locais, embora isso ainda não tenha sido confirmado por autoridade.

O voo decolou com 68 passageiros a bordo (incluindo 15 estrangeiros), além de quatro tripulantes.

A moradora local Deeveta Kal descreveu à BBC como ela correu para o local do acidente depois de ver a aeronave cair do céu pouco no fim da manhã do horário local (madrugada no horário de Brasília).

“No momento em que cheguei, o local do acidente já estava lotado. Havia uma enorme fumaça saindo das chamas do avião. E então os helicópteros chegaram rapidamente”, disse.

“O piloto fez o possível para não atingir qualquer casa”, acrescentou Deevta Kal. “Havia um pequeno espaço ao lado do rio Seti e o voo atingiu o solo naquele pequeno espaço.”

Centenas de soldados nepaleses estão envolvidos na operação no local do acidente nas proximidades do rio Seti, a apenas um quilômetro e meio do aeroporto.

Vídeo feito no local onde o avião caiu mostra uma espessa fumaça negra e destroços em chamas.

“Esperamos recuperar mais corpos”, disse um porta-voz do Exército à agência de notícias Reuters, dizendo que o avião “se partiu em pedaços”.

O primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal convocou uma reunião de emergência de seu gabinete e pediu às agências estatais que trabalhem nas operações de resgate. Uma investigação sobre a causa do acidente foi instalada.

Dos passageiros, 53 seriam nepaleses. Havia cinco indianos, quatro russos e dois coreanos no avião. Havia também um passageiro da Irlanda, Austrália, Argentina e França, entre outros.

Acidentes de avião não são incomuns no Nepal, muitas vezes devido às suas pistas remotas e mudanças climáticas repentinas, que podem criar condições perigosas.

Um avião da Tara Air caiu em maio de 2022 no distrito de Mustang, no norte do Nepal, matando 22 pessoas.

No início de 2018, 51 pessoas morreram quando um voo da companhia US-Bangla, que viajava de Dhaka, em Bangladesh, pegou fogo ao pousar em Katmandu.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

primo-de-fundadora-do-movimento-‘black-lives-matter’-morre-apos-receber-choques-da-policia

G1 Mundo

Primo de fundadora do movimento ‘Black lives matter’ morre após receber choques da polícia

O professor americano Keenan Anderson, 31, morreu após levar choques da polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 3 de janeiro. A informação foi divulgada no último dia 8 por Patrisse Cullors, prima de Anderson e cofundadora do movimento "Black lives matter". "Meu primo era um educador e trabalhava com alunos do ensino médio. Ele era professor de inglês. A polícia de Los Angeles matou três pessoas esse […]

today16 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%