G1 Mundo

Quem é a piloto brasileira que morreu durante operação de combate a incêndio nos EUA

today12 de julho de 2024 5

Fundo
share close

A aviadora nasceu em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e tinha 6,5 mil horas de voo. Ela começou a carreira como instrutora, em 2007, e, dois anos depois, já pilotava grandes jatos, como o Boeing 737 e o 727. Em 2013, tornou-se piloto agrícola e, em 2018, mudou-se para os Estados Unidos, onde se formou bombeira.

Em sua página no LinkedIn, Juliana escreveu que “voar e combater incêndios é a combinação ideal de diferentes habilidades, desafios, trabalho em equipe e a emoção de operar em um ambiente que necessita constantemente de disciplina, coordenação, coragem, dedicação e desejo de servir”.

Juliana Turchetti foi primeira brasileira a voar turboélice nos EUA e a pilotar o modelo Fire Boss — Foto: Juliana Turchetti/LinkedIn



Juliana integrava a equipe que combatia o fogo na Floresta Nacional de Helena, no estado de Montana. De acordo com o Sindag, o acidente teria ocorrido durante a realização de uma manobra conhecida como “scooping”, em que o piloto pousa a aeronave em um lago, capta água para o reservatório e decola em seguida. O avião teria batido em algo e se despedaçado, afundando na água.

O corpo da aviadora, a única ocupante do monomotor, foi encontrado cerca de cinco horas depois do acidente por equipes de busca e resgate.

Os governadores de Montana, Greg Gianforte, e de Idaho (estado que emprestou o avião), Brad Little, emitiram uma nota conjunta em que disseram estar “profundamente tristes” pela morte e se referiram a Juliana como “heroína”.

“É um verdadeiro ato de bravura correr em direção ao fogo. Unimo-nos a todos os habitantes de Montana e Idaho na oração pela família e amigos da heroína caída durante este período trágico”, afirma um trecho da declaração.

Em nota de pesar, o Sindag afirmou que Juliana Turchetti é “uma mostra da força feminina no setor e da garra e profissionalismo dos pilotos brasileiros”.

Vídeos mais vistos no g1 Minas:




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘nao-criem-caos-na-asia’:-a-dura-resposta-da-china-a-acusacao-da-otan-de-ajuda-a-russia-contra-ucrania

G1 Mundo

‘Não criem caos na Ásia’: a dura resposta da China à acusação da Otan de ajuda à Rússia contra Ucrânia

Na quarta-feira, a aliança política e militar formada por 32 países fez comentários duros sobre o papel desempenhado pelo governo chinês no conflito, considerado um "apoio decisivo" da campanha militar russa. As críticas constam da declaração final da cúpula da Otan que comemorou 75 anos da organização e foi realizada entre 9 e 11 de julho, em Washington D.C., nos Estados Unidos. O documento destaca que as ações da China […]

today12 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%