G1 Mundo

Quem é Chris Hipkins, que irá substituir Jacinda Ardern no governo da Nova Zelândia

today21 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

Nome reconhecido pela população, Hipkins esteve à frente da pasta responsável pela resposta do país à pandemia, considerada uma das mais bem-sucedidas do mundo.

O futuro chefe de governo foi nomeado ministro da saúde em julho de 2020 antes de se tornar ministro de resposta à Covid-19, cargo criado no final do mesmo ano.

Eleito pela primeira vez para o Parlamento em 2008, Hipkins, de 44 anos, é atualmente líder da Câmara neozelandesa e ministro da Polícia, Educação e Serviço Público.



Uma pesquisa instantânea da Horizon Research obtida pela organização de mídia local Stuff nesta sexta-feira mostrou que Hipkins é o candidato em potencial mais popular entre os eleitores, com o apoio de 26% dos consultados.

“Acho que somos uma equipe incrivelmente forte”, disse Hipkins em um entrevista coletiva depois que o partido o anunciou.

“Passamos por esse processo com união e continuaremos a fazer isso. Estou me sentindo muito feliz por trabalhar com um grupo tão incrível de pessoas que têm um compromisso real com o serviço ao povo da Nova Zelândia“.

No domingo, espera-se que a confirmação de Hipkins seja uma formalidade.

Ardern então apresentará sua renúncia ao governador-geral antes de Hipkins ser nomeado. Ele será primeiro-ministro até o fim do mandato do partido.

Uma eleição geral será realizada em 14 de outubro. Algumas pesquisas, inclusive, já mostram que os trabalhistas terão dificuldades para se manter no poder.

Uma levantamento do sindicato dos Contribuintes com base em dados anteriores ao anúncio da renúncia de Ardern mostrou que a popularidade do partido caiu para 31,7%, enquanto o Partido Nacional da Nova Zelândia, de oposição, foi apoiado por 37,2% dos entrevistados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chanceler-alemao-visitara-lula-no-dia-30-de-janeiro,-diz-embaixada

G1 Mundo

Chanceler alemão visitará Lula no dia 30 de janeiro, diz embaixada

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, informou que o chanceler alemão, Olaf Scholz, visitará o Brasil no próximo dia 30 de janeiro, para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A viagem de Scholz ao Brasil foi confirmada por Thoms em uma rede social nesta sexta-feira (20). "O Chanceler da Alemanha acabou de confirmar a sua vinda ao Brasil no dia 30 de janeiro! […]

today21 de janeiro de 2023 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%