G1 Mundo

Quem é Craig Mokhiber, diretor da ONU em NY que renunciou ao cargo

today6 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

Craig Mokhiber, diretor do escritório de Nova York do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos (ACNUDH) deixou o cargo nesta terça-feira (31). Em uma carta, ele disse que Gaza é um caso clássico de genocídio.

“Mais uma vez estamos vendo um genocídio acontecer na frente dos nossos olhos, e a Organização a que servimos parece impotente para interromper”, escreveu Mokhiber ao alto comissário da ONU em Genebra, Volker Turk.

Ele disse também que os EUA, o Reino Unido e grande parte da Europa “São totalmente cúmplices desse terrível ataque” e que esses governos estão “ativamente armando o ataque, fornecendo apoio econômico e de inteligência e dando cobertura política e diplomática para as atrocidades de Israel”.



Mokhiber tem 63 anos, é advogado especializado em direito internacional de direitos humanos e trabalhava para a ONU desde 1992. Ele liderou o desenvolvimento do trabalho original do ACNUDH sobre abordagens baseadas nos direitos humanos e atuou como conselheiro sênior de direitos humanos na Palestina, Afeganistão e Sudão.

A ONU informou ao jornal The Guardian que Mokhiber havia informado em março de 2023 sobre a sua aposentadoria, que entra em vigor nesta quarta (1º). Sobre a declaração do agora ex-diretor, a organização disse que “as opiniões contidas em sua carta tornada pública são as opiniões pessoais do funcionário”.

Israel bombardeia alvos do Hamas em campo de refugiados em Gaza

Israel bombardeia alvos do Hamas em campo de refugiados em Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ministro-da-ucrania-sonda-mauro-vieira-sobre-vinda-de-zelensky-ao-brasil-e-pais-europeu-deve-apresentar-datas

G1 Mundo

Ministro da Ucrânia sonda Mauro Vieira sobre vinda de Zelensky ao Brasil e país europeu deve apresentar datas

Em setembro, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi procurado pela diplomacia ucraniana, que o sondou sobre uma vinda de Zelensky ao Brasil. A visita de Zelensky já foi tratada entre os dois presidentes, Lula e Zelenksy. O interesse partiu do governo ucraniano, e o Brasil tem respondido de maneira favorável ao pedido de visita. Zelensky busca aproximação com […]

today6 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%