G1 Mundo

Quem é Luis Arce? Conheça o presidente da Bolívia que denunciou tentativa de golpe de Estado

today27 de junho de 2024 5

Fundo
share close

Antes de assumir a presidência do país, em 2020, Arce chegou a ser ministro da Economia e Finanças durante o governo de Evo Morales, com quem tinha uma relação de amizade.

Como ministro, ele conseguiu não só reduzir a inflação e viver um boom econômico, mas também reduziu significativamente a pobreza.

O político era considerado o “pupilo” do ex-presidente boliviano, mas a aliança entre eles foi rompida por causa das eleições presidenciais de 2025.



A legenda governista que Morales lidera afastou o atual presidente boliviano por ele se recusar a participar do congresso do (MAS), encontro no qual foi proclamado o novo candidato à presidência.

Nascido La Paz, em 1963, Arce estudou economia na Bolívia e fez mestrado no Reino Unido. Ao retornar ao sei país de origem, ele começou a trabalhar no Banco Central da Bolívia (BCP), segundo a BBC.

O presidente boliviano também se dedicou ao ensino e ministrou diversos cursos em universidades como Harvard, Columbia e a Universidade de Buenos Aires.

Entre os anos 1980 e 1990, Arce manteve suas ideias socialistas, apesar do consenso neoliberal prevalecente na política e na academia da Bolívia.

Por isso, o acadêmico fez parte de grupos de análise política, com diversas publicações em revistas especializadas, aponta a BBC.

Embora se declarasse de esquerda na época, ele não era considerado um marxista ortodoxo ou um militante comunista tradicional. Durante esses anos, ele foi dando cada vez mais importância ao estudo da macroeconomia.

Em 2006, durante o governo Morales, Arce assumiu pela primeira vez a pasta de economia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘momentos-tensos’,-diz-boliviana-apos-tentativa-de-golpe-de-estado

G1 Mundo

‘Momentos tensos’, diz boliviana após tentativa de golpe de Estado

Claudia, que fala português, morou no Brasil e se formou em relações públicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em vídeo enviado ao g1, ela falou sobre o clima em La Paz. "A gente vivenciou alguns momentos tensos pelos problemas que aconteceram hoje na cidade, porém, agora, perto das sete da noite, está tudo tranquilo. Eu moro no bairro chamada Irpav, onde está localizado o quartel do Exército, e agora […]

today27 de junho de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%