G1 Mundo

Quem é Neuza Back, árbitra brasileira que vai compor 1º trio totalmente feminino na Copa

today30 de novembro de 2022 45

Fundo
share close

Catarinense de 38 anos será assistente junto com mexicana em trio comandado por francesa. Partida de Neuza será Costa Rica x Alemanha, pelo Grupo E.


Neuza Inês Back durante partida pelo Brasileirão — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press



Uma catarinense nascida em Saudades, no Oeste do estado, vai entrar para a história do futebol nesta quinta-feira (1º). Neuza Back, de 38 anos, vai compor o primeiro trio de arbitragem totalmente feminino em uma Copa do Mundo.

Ela será auxiliar na partida decisiva do Grupo E entre Costa Rica e Alemanha no estádio Al Bayt, o mesmo da abertura do Mundial.

O trio é composto ainda pela árbitra principal Stéphanie Frappart, da França, e a também auxiliar Karen Diaz Medina, do México.

Neuza é formada em educação física e em 2008 concluiu o curso de arbitragem. Começou nos gramados em jogos do Campeonato Catarinense e no ano seguinte já estava na Série A do Brasileirão masculino.

A influência para entrar na função veio do irmão, também árbitro, o catarinense André Back.

Em 2014, chegou ao quatro de árbitros assistentes da Fifa. Antes de chegar na Copa do Catar teve experiência em outras competições internacionais, como o Mundial de Clubes de 2020 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Também foi pioneira ao integrar a primeira equipe totalmente feminina a atuar no Mundial de Clubes da Fifa e na Libertadores.

No Brasileirão 2020 completou a marca de 100 jogos pela competição.

Em agosto deste ano, em entrevista ao Encontro com Patrícia Poeta, Neuza falou sobre quando recebeu a notícia da Fifa de que integraria o corpo de árbitros da Copa do Catar.

“Todo árbitro quando entra no curso de arbitragem, o sonho é a Copa do Mundo. Para mim não era diferente. Sendo mulher, seria um pouco mais difícil. Passou pela cabeça todas as escolhas, todas as sensações”, declarou.

Neuza em ação em partida pela Série B do Brasileirão — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

catar:-a-ilha-purpura-que-deu-aos-ricos-e-poderosos-a-cor-que-mais-desejavam

G1 Mundo

Catar: a Ilha Púrpura que deu aos ricos e poderosos a cor que mais desejavam

Hoje, é muito valorizada por permanecer verde o ano todo em um país que registra menos de 71mm de precipitação de chuva por ano. É completamente cercada por manguezais e abriga uma grande variedade de pássaros, incluindo flamingos, e animais marinhos, além de pequenas praias e salinas naturais. Mas também abriga algumas ruínas, bem como os restos de alguns moluscos que lhe deram o nome por volta de 2000 a.C. […]

today30 de novembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%