G1 Santos

Quem é o delegado da PF baleado na cabeça durante operação policial no litoral de SP

today17 de agosto de 2023 1

Fundo
share close

O delegado Thiago Selling da Cunha, que levou um tiro na cabeça em serviço em Guarujá, no litoral de São Paulo, tem uma carreira de 13 anos na Polícia Federal (PF). Ele é o chefe substituto da Delegacia de Repressão a Crimes Contra do Patrimônio e Tráfico de Armas (Delepat), na capital paulista. O g1 apurou, nesta quinta-feira (17), que a esposa dele está grávida.

Cunha começou a carreira na PF como escrivão de polícia em 2010 e, após quatro anos, tornou-se delegado e entrou na Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). “A primeira lotação dele [trabalho na PF] foi no Pará (PA) e depois foi para São Paulo”, explicou o presidente da entidade Luciano Soares Leiro, dizendo que a mudança de estado aconteceu em 2019.

Ele é tesoureiro suplente da diretoria da regional de São Paulo. “Muito competente, atuante e participativo. Um grande colega”, descreveu o presidente da ADPF.



Já em São Paulo, se tornou chefe substituto da Delepat e atua na Superintendência da PF na capital. “Um profissional muito competente, tanto atuando como delegado nas suas atividades, como atuando em prol da associação”, destacou Leiro.

Delegado da Polícia Federal é baleado na cabeça no litoral de SP — Foto: Rede Social/ PF

Ataque ao Estado Democrático de Direito

Segundo o presidente da ADPF, o ataque a Cunha é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito. “Costumo dizer que a polícia é a última fronteira para o caos”, disse ele.

“Quando vários setores da sociedade de alguma forma não funcionam ou funcionam parcialmente, desemboca na segurança pública e, quando os profissionais da segurança não têm segurança, isso atinge frontalmente o próprio estado democrático de direito”.

O presidente da ADPF explicou que a entidade está acompanhando o caso e prestando o apoio necessário ao policial e à família.

Em nota, a associação se solidarizou e desejou pronta recuperação. “Todos os delegados federais estão unidos em pensamento positivo pelo rápido restabelecimento da saúde do colega. É inadmissível que tais ataques se perpetuem contra policiais federais ou quaisquer agentes de segurança pública”, diz o comunicado.

A nota ainda enfatiza que a entidade cobrará das autoridades competentes uma rápida e rigorosa punição dos criminosos.

O delegado foi baleado na cabeça durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Guarujá, no litoral de São Paulo, na terça-feira (15). Segundo o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Cunha atuava na Operação Caeté, que tinha apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no Guarujá.

Delegado da PF é baleado na cabeça durante ação policial em comunidade de Guarujá, SP

Delegado da PF é baleado na cabeça durante ação policial em comunidade de Guarujá, SP

Cunha foi atingido durante a tentativa de fuga de dois criminosos. Os demais policiais revidaram os disparos e um dos homens foi atingido na perna. Segundo a PF, ambos foram presos em posse de uma submetralhadora, uma pistola, dinheiro e drogas.

A Polícia Federal informou que a dupla foi autuada por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A decisão foi do juiz federal Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, após audiência de custódia de Jefferson dos Santos Pereira. Segundo o documento, obtido pelo g1, Rafael não compareceu ao julgamento pois estava internado no Hospital Santo Amaro, em Guarujá, uma vez que foi atingido por um tiro na perna durante o confronto com os policiais.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

corpo-de-homem-e-encontrado-em-apartamento-em-estado-de-decomposicao-em-guaruja,-sp

G1 Santos

Corpo de homem é encontrado em apartamento em estado de decomposição em Guarujá, SP

Moradores do condomínio reclamavam de um forte cheiro e muitas moscas perto do apartamento. Uma viatura da PM foi abordada na rua e acompanhada até o imóvel, onde o corpo foi achado. O caso é investigado no DP Sede de Guarujá. Corpo em estado de decomposição é encontrado em apartamento no litoral de SP — Foto: Reprodução O corpo de um homem, de 43 anos, foi encontrado em estado de […]

today17 de agosto de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%