G1 Mundo

Quem foi Messina Denaro, chefe da máfia italiana ‘Cosa Nostra’

today25 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

Apelidado pela imprensa italiana de “o último poderoso chefão”, Denaro é apontado pela Promotoria da Itália como um dos três principais chefes do Cosa Nostra, a maior organização criminosa da Europa e uma das maiores do mundo, servindo de inspiração para a história do filme “O Poderoso Chefão”.

Segundo as investigações, Denaro, de 61 anos, costumava torturar prisioneiros da máfia e se vangloriava de “encher um cemitério inteiro”. Em um dos casos, ele mandou matar com ácido o filho de um membro da Cosa Nostra que se arrependeu e deixou o grupo.

Embora oficialmente declarasse trabalhar no campo, Messina Denaro entrou na Cosa Nostra por conta de seu pai, que também foi um importante chefe da máfia na Sicília.



Ele assumiu a chefia do grupo ao substituir Salvator Riina, também conhecido como Totò Riina, que foi preso há exatos 30 anos e morreu na cadeira, em 2017. Na ocasião, a polícia também passou a procurar por Denaro, que entrou na clandestinidade.

Nesta foto tirada de um vídeo divulgado pelos Carabinieri italianos de 2023, o chefe da máfia Matteo Messina Denaro chega para tratamento em uma clínica particular em Palermo, Sicília, Itália, segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, onde foi preso após 30 anos foragido. — Foto: Carabinieri via AP

O mafioso conseguiu se esconder por tanto tempo graças a uma forte rede de apoio da Cosa Nostra que inclui contratos de confidencialidade com outros mafiosos e seus parentes em uma espécie de “código de silêncio”.

Foi essa rede, segundo a Promotoria italiana, que garantia diferentes esconderijos a Denaro, além de lhe fornecer comida, roupas limpas e comunicação.

Messina Denaro tinha uma base de poder na cidade portuária de Trapani, no oeste da Sicília.

O chefe da máfia italiana Matteo Messina Denaro dentro de viatura policial após ser preso na Sicília, em 16 de janeiro de 2023. — Foto: Carabinieri via Reuters

Denaro é acusado de uma ser responsável direta ou indiretamente por uma série de assassinatos ao longo da década de 1990. Ele foi sentenciado a prisão perpétua por seu papel em ataques a bomba em Florença, Roma e Milão, que mataram dez pessoas.

O mafioso também é apontado pela Promotoria italiana como o autor de dois atentados a bomba na Sicília, em 1992. Nos atos, os principais promotores que investigavam a máfia à época, Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, foram mortos.

Ele também é acusado de ter ajudado a organizar o sequestro de Giuseppe di Matteo, de 12 anos, para fazer com que o pai do garoto não depusesse contra a máfia. O menino ficou nas mãos da máfia por dois anos e depois foi assassinado.

Messina Denaro foi preso no agosto passado em uma clínica particular em Palermo, na capital da Sicília, enquanto fazia um tratamento para melhorar do câncer.

De acordo com registros médicos vazados para a mídia italiana, ele foi submetido a uma cirurgia para câncer de cólon em 2020 e 2022 com nome falso.

Espera-se que seu corpo seja devolvido à Sicília nos próximos dias para um funeral privado, disse um funcionário do governo para a agência de notícias Reuters.

Matto Messina Denaro é preso na Sicília após 30 anos foragido — Foto: Carabinieri Military Police/via Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

matteo-messina-denaro,-chefe-da-mafia-siciliana,-morre-aos-61-anos-na-italia

G1 Mundo

Matteo Messina Denaro, chefe da máfia siciliana, morre aos 61 anos na Itália

Matteo Messina Denaro, o último chefe da máfia siciliana na Itália morreu aos 61 anos, nesta segunda-feira (25). Ele era responsável por comandar o grupo mafioso Cosa Nostra na região de Trapani, na Sicília. Na sexta-feira (22), o hospital informou que ele entrou em um "coma irreversível" e já não recebia alimentação. Denaro pediu para não ser reanimado, em caso de morte. Espera-se que seu corpo seja devolvido à Sicília […]

today25 de setembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%